Ivan Moraes celebra aprovação de Título de Cidadã do Recife à Dayanna Louise Santos

O vereador Ivan Moraes (PSOL) comemorou, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (29), a aprovação do projeto de decreto legislativo (PDL) número 3/2024, que concede o Título de Cidadã do Recife para a professora, pesquisadora e militante contra a transfobia Dayanna Louise Santos. “Superamos o sentimento que ficou no final do ano passado, quando votamos esse PDL que garante essa comenda importantíssima para uma mulher que merece", disse. O parlamentar se referiu a votação dessa proposição, no dia 11 de dezembro do ano passado, que foi rejeitada porque não obteve o total de votos necessários. Era preciso ter 3/5 dos votos favoráveis, ou seja 24 votos, mas só obteve 20.

O vereador destacou a importância do reconhecimento à Dayanna Louise. “É importante que seja dito: vencemos. Vencemos na votação. A Câmara do Recife está dizendo à população do Recife e do País inteiro que esta Casa não admite a transfobia, que julga as pessoas de acordo com os seus méritos, e não a partir do seu gênero e da sua sexualidade. É uma vitória que emociona a gente. Eu fiquei muito feliz com os 25 votos que o nosso PDL recebeu. Aproveito este momento para agradecer de coração e festejar cada um desses 25 votos”.  

Ivan Moraes lembrou que diversas mulheres trans já foram homenageadas na Casa, e mencionou parte do currículo de Dayanna Louise. “Ela nasceu em Carpina, fez carreira tanto na pesquisa quanto na gestão pública, atuando na área de educação. Ela tem sido referência por cada lugar que passa e hoje brilha em Aracaju, mas tirará um tempinho das atividades para vir aqui e receber esse Título, essa medalha tão simbólica e importante nesse período tão difícil que a humanidade passa. Mas também é um período de caminhada, de conquistas, de muita luta, muito sofrimento, muito sangue, muitas lágrimas. Mas um período de muita resistência, e nós resistiremos. Continuaremos ocupando espaços, repercutindo as nossas vitórias, festejando cada passo dado em busca de um mundo mais justo”. 

O parlamentar lembrou que, no ano passado, deu entrada numa representação na Comissão de Ética da Casa para que o colegiado apure pronunciamentos que, segundo ele, foram transfóbicos.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 29.04.2024