Liana Cirne aborda a importância das ciclovias na cidade

A Semana Municipal de Incentivo ao Ciclismo no Recife ocorre do dia 12 a 18 de abril. Por isso, a vereadora Liana Cirne (PT) ocupou a tribuna da Câmara Municipal, durante a reunião plenária desta segunda-feira (15), para destacar a importância das bicicletas na locomoção diária das pessoas, solicitar mais segurança e conscientização, bem como mais trechos de ciclovias. Ela aproveitou a ocasião para lembrar da audiência pública que o seu mandato realiza nesta tarde, com o objetivo de discutir o tema.

“Recife tem muito a comemorar, mas também tem muito a se preocupar. Recife ainda é, proporcionalmente, a terceira cidade do Brasil com mais óbitos de ciclistas e essa é uma cidade perfeita para andar de bicicleta, ela é plana, ela não é desnivelada, é uma cidade que parece que foi desenhada para ser uma cidade para ciclistas”, ressaltou a parlamentar.

Liana Cirne citou a Avenida Caxangá, considerada “a maior avenida em linha reta do mundo”, lembrou, "mas que também é uma das avenidas com os maiores níveis e índices de violência contra ciclistas, inclusive com bicicletas brancas que são, infelizmente, monumentos que marcam mortes de ciclistas”, lamentou.

185 km de ciclovias – A vereadora Liana Cirne destacou que a Prefeitura construiu 185 quilômetros de ciclovias na cidade. “É uma vitória, porém é muito preocupante que desses 185 quilômetros de ciclovias, apenas 65 equivalem ao Plano Diretor Cicloviário que está, em 2024, completando dez anos”.

Segundo ela, o Plano Diretor Cicloviário “foi estudado por especialistas, construído com a participação da sociedade civil e, no entanto, ele não está orientando a execução das ciclovias”. Ao observar o Plano Diretor, conforme disse a parlamentar, seriam construídas ciclovias com pontos de conexão entre si, para dar mais segurança aos usuários. “Nós evitamos situações como ter uma ciclovia que começa no meio do nada e termina no meio do nada”.

Outros pontos defendidos pela parlamentar foram mais educação da sociedade para a importância da utilização das ciclovias e a necessidade do Poder Público investir em segurança nas rotas. “Então a lógica é assim no mundo inteiro: primeiro eu crio a ciclovia segura, e depois as pessoas vão andar de bicicleta”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 15.04.2024