Luiz Eustáquio destaca o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

“Nós precisamos cuidar, valorizar e buscar incluir as pessoas”, disse o vereador Luiz Eustáquio (PSB) ao ressaltar o dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (2), o parlamentar relatou desafios enfrentados por famílias que vivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Ele citou as estimativas que dão conta de que, em todo o mundo, 70 milhões de pessoas tenham TEA, sendo 2 milhões no Brasil. “Então a gente precisa entender que a sociedade mundial e brasileira precisam, realmente, se preparar e atender aos seus cidadãos e ter condições de fortalecer as famílias”, disse.

Para Luiz Eustáquio, o aumento no número de pessoas autistas faz com que seja necessário discutir o tema com profundidade, porque acredita que “é importante a gente entender da necessidade das pessoas”. Ele salientou que são vivenciadas barreiras na rotina diária das famílias, seja no atendimento nas unidades de saúde ou na educação. “Por mais que eu diga que no município tem se buscado melhorar essa atenção, mas a gente sabe que ainda tem muito o que ser feito na sociedade brasileira”. Também citou que há “uma luta diária” sobretudo nas famílias com menor poder aquisitivo.

“Muitas vezes, você é uma mãe solo, como conseguir complementar a renda da casa e cuidar do seu filho com autismo?”, indagou Luiz Eustáquio. “A sociedade não está preparada, não se preparou para cuidar”, lamentou. Ele disse que respostas e cuidados também passam pela criação de políticas públicas destinadas às pessoas com TEA.

O vereador aproveitou para destacar a importância do projeto de lei, de sua autoria, número 29/ 2024,que estabelece cota mínima para o acesso prioritário no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista em serviços e atividades oferecidos nos Centros Comunitários da Paz (COMPAZ) do Recife. A proposta está em tramitação na Câmara do Recife.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 02.04.2024