Marco Aurélio Filho comemora avanços no setor do Turismo

Os lançamentos da Agenda Institucional do Sistema Comércio 2024 e da Agenda Estadual do Comércio de Bens, Serviços e Turismo 2024, que delineiam as prioridades e demandas do setor pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), foram exaltados pelo vereador Marco Aurélio Filho (PV), na tribuna. O assunto foi tema do discurso do parlamentar, realizado nesta segunda-feira (22), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife.

“Participei de um encontro importante na sede da Fecomércio-PE e os vereadores e as vereadoras sabem desta luta, nesta Casa, quando pude acompanhar as questões relacionadas à pandemia da covid-19 e foi assim que nós nos aproximamos desta pauta que trata do desenvolvimento da cidade e do estado. Precisamos compreender que o desenvolvimento do Recife também passa, por exemplo, pela desburocratização da máquina pública em relação ao setor da iniciativa privada. Há avanços em relação à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Recife, capitaneada pela secretária Joana Portela e pelo prefeito João Campos, onde a gente pode compreender que o comércio e os empresários precisam ser abarcados pelo poder público”.

Marco Aurélio Filho recordou que a Câmara Municipal do Recife liderou uma luta histórica quando foi discutido, em Brasília, um possível corte de 5% do Sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac).

“Infelizmente, era uma emenda a um projeto que estava completamente descaracterizado naquele momento. Esse corte iria lesar, principalmente, os estados do Nordeste brasileiro. Só em Pernambuco nós iríamos correr o risco de ter duas unidades fechadas, correndo o risco de ver bastante desempregados. Conseguimos lograr êxito e o presidente Lula compreendeu que o corte dos 5% seriam ruins para o setor e ele então não assinou. Estou fazendo um apanhado de toda esta luta ao lado do Sistema S, ao lado da Fecomércio-PE, para mostrar a importância de que nós devemos estar andando lado a lado e alinhados a um setor que gera emprego, renda, qualificação e capacitação”.

O parlamentar disse que a capital pernambucana passou a contar com a Escola de Turismo e exaltou a iniciativa da Prefeitura do Recife. “Liderada pelo secretário do Turismo e Lazer da cidade do Recife, Antônio Coelho, nós podemos estar ao lado do prefeito João Campos, e todos que fazem o Sistema S, anunciando essa Escola de Turismo do Recife, algo inédito, e mostrando que estamos partindo na frente, mais uma vez. E que vale a luta nesta Casa quando a gente consegue avançar porque é para isso que nós estamos aqui. Fazemos ecoar a voz daqueles que mais precisam e nós conseguimos avançar nas políticas públicas que precisam ser desenvolvidas”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 22.04.2024