Michele Collins exalta Abril Azul, mês de conscientização sobre o Autismo

Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma em cada 160 crianças no mundo tem TEA, o Transtorno do Espectro Autista. E como forma de conscientizar as pessoas e dar visibilidade ao tema, foi estabelecido pela ONU o Abril Azul, mês que se inicia hoje e que foi destacado pela vereadora Michele Collins (PP), em pronunciamento na tribuna do plenário, durante a reunião ordinária desta segunda-feira (1º).

Cada vez mais, tem aumentado o número de pessoas com autismo e nós estamos aqui para propor, para fiscalizar, para cobrar e para dar as mãos a essas pessoas. Esse mês tem um significado especial para as famílias que possuem um ente querido com autismo. É um importante período para refletirmos sobre um assunto que merece especial atenção e com isso obtermos melhorias na qualidade de vida dessas pessoas e também de seus familiares, as famílias atípicas, que sofrem tanto com a falta de tratamento acessível”, frisou a parlamentar

Michele Collins falou da importância de especialistas e técnicos habilitados para tratar dessas pessoas e enfatizou que o poder público não tem conseguido suprir essa necessidade. Ela cobrou da Prefeitura do Recife a criação de um centro de referência para cuidar das pessoas com deficiência e das pessoas com autismo. “É inadmissível que Recife, uma capital, não tenha dado resposta ainda para essas famílias e nós precisamos nos atentar para essa tema tão importante. Eu me solidarizo e quero sempre ser uma voz nessa Casa Legislativa das famílias e das pessoas com autismo”.

Minuto de silêncio – A parlamentar repercutiu o acidente envolvendo um micro-ônibus do transporte alternativo de Jaboatão dos Guararapes, que atropelou um grupo de pessoas em procissão, nesse final de semana. Ela solicitou em plenário um minuto de silêncio pelas cinco vítimas fatais e pelos feridos e cobrou também da prefeitura daquele município providências quanto à manutenção e à fiscalização dos veículos.

Michele Collins cobrou ainda da Prefeitura do Recife respostas a 12 pedidos de informação feitos por ela e direcionados a várias secretarias. Os vereadores têm se esforçado no exercício da sua função de fiscalização e é nosso direito usar essa ferramenta tão importante que é o pedido de informação”.

 Olhar de mulher - A vereadora Michele Collins voltou à tribuna na reunião plenária desta segunda-feira. Desta vez, para elogiar a gestão da governadora Raquel Lyra, que na semana passada lançou o Mães de Pernambuco. Segundo a parlamentar, o programa vai pagar um auxílio mensal de R$ 300 para 100 mil mulheres em situação de vulnerabilidade. De acordo com Michele Collins, as beneficiárias precisam morar em Pernambuco; receber o Programa Bolsa Família; manter os dados do Cadastro Único (CadÚnico) atualizados; além de ser responsável familiar; estar gestante, ser mãe ou responsável por criança de zero a 6 anos e não ter vínculo empregatício formal.

“Não sou feminista, sou feminina, mas estou aqui para apoiar e dar visibilidade a qualquer ação que venha a ajudar, ampliar e garantir a presença da mulher nas políticas públicas”, disse. A vereadora acrescentou que a governadora “está fazendo a diferença, com olhar e sensibilidade de mulher, no Governo do Estrado”. Ela lembrou, ainda, de outro programa, o Bora Empreender Mulher, que oferece microcrédito e qualificação para mulheres autônomas e proprietárias de micro e pequenas empresas.

“Através desse programa as beneficiárias poderão exercer sua profissão e o chamado empreendedorismo. Como mulher, esses programas nos orgulham”. Michele Collins ressaltou que, de acordo com governadora, o Programa Mães de Pernambuco é “um marco da gestão e sempre foi uma prioridade absoluta”. A vereadora disse que os dois programas têm reflexos sociais, pois ajudam “a ter comida no prato, mais cidadania”. Em seguida, acrescentou: “Sabemos da importância da renda complementar e de as mães receberem benefícios”.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) pediu aparte e questionou se o programa Mães de Pernambuco vai oferecer benefício às mães adotivas. Michele Collins garantiu que sim. A vereadora aproveitou para elogiar outros programas do Governo do Estado, que não têm foco necessariamente na questão da mulher.

Entre esses, lembrou o Águas de Pernambuco, que segundo ela vai beneficiar milhares de pessoas na Zona Norte da  cidade. “Serão cavados 300 poços no Recife. O programa vai garantir que mais de 300 mil famílias sejam beneficiadas na Região Norte do Recife”. Ela observou, ainda, que está em curso outro programa do Estado que é garantir que todos os pernambucanos tenham carteira de identidade digital. “Os profissionais já estão habilitados e também estão trabalhando para que o programa da digitalização atinja todos os pernambucanos”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre início do Abril Azul.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre programas voltados às mulheres.

Em 01.04.2024