Paulo Muniz sugere criação de um Centro de Referência para o Atendimento da Pessoa Autista

O vereador Paulo Muniz (PL) discutiu o requerimento nº 2709/2024, de sua autoria, solicitando que seja criado um Centro de Referência para o Atendimento da Pessoa Autista na cidade do Recife. “Quando a gente anda em todas as comunidades, encontramos mães e pais desesperados porque não têm como ajudar seus filhos”. O assunto foi tema de pronunciamento realizado na reunião plenária desta segunda-feira (8), na Câmara Municipal do Recife. A matéria foi aprovada.

Segundo o parlamentar, quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, melhor será a qualidade de vida das crianças autistas. “Cada tempo perdido não é mais recuperado. Quando você faz um diagnóstico mais cedo, você tem acesso à fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e outros tratamentos possíveis que vão deixando os problemas menos agravados. Tenho encontrado crianças autistas que só foram diagnosticadas com 10 anos, infelizmente”.

Paulo Muniz recordou que já houve um encontro com o prefeito do Recife, João Campos, para tratar do assunto, e sugeriu que houvesse um local da grandeza do Compaz para tratar os autistas. “Num primeiro encontro que eu tive com o prefeito João Campos em abril de 2021, eu sugeri que fizesse um centro de referência no Recife para cuidar dos autistas. São mais de dois anos de espera por um laudo pela Prefeitura. Então, eu venho reforçar o pedido ao prefeito João Campos que eu sei que é sensível a essa causa. Poderíamos ter uma cidade referência nacional se tivéssemos um centro da grandeza e do tamanho de um Compaz para tratar autistas. E tratando-os de uma forma mais moderna e encaminhando para a questão da independência”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 08.04.2024