Reunião solene celebra o Dia Mundial da Conscientização sobre o autismo

Uma em cada 100 crianças, em todo o mundo, é autista. Essa informação, levantada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), por si, justifica a existência do Dia Mundial e do Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, ambos celebrados em 2 de abril, criados, respectivamente, em 2007 pela ONU e instituído no Brasil pela Lei 13.652/2018. Para homenagear a data, que tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas diagnosticas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma reunião solene foi realizada na noite desta quarta-feira (3), por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT).

Durante a solenidade, que foi presidida pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), 247 instituições, grupos, movimentos e pessoas que lidam com o transtorno ou que de alguma forma são afetados, seja porque tem o diagnóstico, ou porque é familiar, profissional de saúde ou educador, receberam certificados como forma de homenagem. Ao justificar a solenidade, a vereadora Liane Cirne disse que o autismo é “um transtorno de desenvolvimento que leva a um déficit, em maior ou menor grau, em pelo menos uma das seguintes áreas: interação social, comunicação e comportamento. Não tem causa definida ou conhecida, mas já se sabe que influências genéticas e ambientais, ainda no desenvolvimento do bebê, desde o útero, podem estar ligadas ao diagnóstico”.

A mesa solene foi composta pela vereadora autora do requerimento; a representante da Liga Neurau, Lorena Cocentino; a mãe de autista e ativista, Danielle Pedrosa; a agente de Apoio Ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEEs), Mariana Rodrigues e Silva; a gerente da Gerência da Educação Especial Inclusiva do município do Recife, Adilza Gomes; o secretário Executivo de Defesa do Consumidor do Recife, André Luiz Pereira de Azevedo; o autista e psiquiatra João Carlos Leitão; o gerente geral do Procon Pernambuco, Hugo Souza.

“É uma emoção muito grande estar aqui com vocês. Eu só milito em causas que me apaixonam. Apoio uma série de causas que acho justas, mas a paixão é um combustível potente para nossas lutas políticas. Eu me elegi sem o diagnóstico do meu filho, Pedro, que hoje sabemos que é autista. Quando criança, ele teve seis trocas de colégios, tentando se adequar. Como mãe, a gente não consegue mudar a sociedade e mudamos de colégio”, comentou. A parlamentar apresentou uma cartilha que escreveu sobre o TEA e falou que um dos textos que escreveu na publicação diz que o autismo não é um rótulo, mas um diagnóstico. “Rotular é uma das maiores violências conosco e com nossos filhos”.

A vereadora disse que o acesso à informação sobre o autismo é um direito; fez um apelo para que os profissionais que laudam o autismo não deem um falso-negativo no diagnóstico quando a pessoa tem o nível se suporte 1 é um autismo leve. “Nenhum autismo é leve”, disse. Ela afirmou que o laudo identificando o autismo é importante e que a pessoa que tem o diagnostico tem mais facilidade de garantir seus direitos e de assegurar formas compensatórias em relação às dificuldades de adaptações numa sociedade de cultura capacitista. Ela também defendeu que “todas as escolas têm que ser inclusivas”.

Liana Cirne acrescentou que estava muito honrada com a presença das pessoas na reunião solene e reconheceu que seu ativismo pela causa das pessoas com deficiência começou quando o seu filho, Pedro, recebeu o diagnóstico de autismo. “Vocês têm mais experiência nessa militância, mas nós estaremos sempre juntas e juntos. Eu sei que esta caminhada vai nos tornar próximos e próximas. Hoje, entendo que esse é um ativismo que não tem protagonismo, mas compartilhado com as mães”.

Após o discurso, a vereadoras entregou os certificados, mas diante da quantidade de homenageados, optou por destacar apenas os homenageados que estavam na mesa solene. A relação completa com os nomes de todas as pessoas, instituições, grupos e movimentos que receberam os certificados está abaixo. A mãe de autista e ativista, Danielle Pedrosa foi escolhida para fazer o discurso em nome de todos os homenageados.

“Tentei preparar um discurso para que esta situação fosse reflexiva e para falar da importância desse evento na vida do autista. Eu sou mãe  de João Vitor, com oito anos. Minha jornada começou desde os cinco meses do meu filho. A primeira violência que eu sofri, pelo meu filho, foi quando levei o meu filho para uma assistência de saúde e uma médica me disse que eu estava arranjando doença para meu filho. As lágrimas começaram a cair e eu fiquei me culpando e me perguntando se eu estava mesmo arranjando problema. Numa segunda consulta, a médica repetiu que eu estava arranjando doença para João Vitor. Foi ali que eu exigi que ela fizesse todos os encaminhamentos para meu filho. Naquela hora que eu reagi, a minha jornada começou”, disse.

Danielle Pedrosa disse que, para cuidar do filho, foi psicóloga, fonoaudióloga, terapeuta, médica e professora, com o objetivo de garantir os direitos do seu filho. “Quantos João Vitor existem, quantas são as danieles como eu? Só mudam os nomes. Mas as histórias são as mesmas”, disse. Ela elogiou o trabalho realizado pelas instituições sociais que, em sua opinião, fazem o papel que os poderes constituídos não estão fazendo. “São essas instituições que fazem com que a gente não desista. A pedra no nosso caminho é a sociedade pela falta de respeito, de inclusão e amor. A pedra do nosso caminho é a falta de humanização nas políticas públicas”, afirmou.

Danielle Pedrosa acrescentou que as instituições sociais é que “olham para a gente e dá aquele abraço, quando a gente precisa. São elas que nos dizem: respira e recomece”. Ela observou que tinha muita coisa para falar, na solenidade. “Mas tudo o que eu tinha para dizer, digo na minha jornada. Hoje, sou mãe atípica e curso faculdade de Direito. Foi o Direito quem me escolheu. Através do Direito, pretendo amenizar a falta de inclusão, e fazer justiça para reconhecer o lugar de direito do autista”.

A representante da Liga Neurau, Lorena Cocentino também ocupou a tribuna e fez suas colocações. Ela falou da importância do Dia Mundial e Nacional da Conscientização sobre o autismo, abordou a finalidade da liga de que faz parte, e comentou sobre as dificuldades das pessoas afetadas pelo TEA. “Somos sempre invalidados”. Na sequência, a vereadora Liana Cirne fez suas considerações finais sobre a luta de combate ao preconceito contra as pessoas afetadas pelo TEA e convidou a todos os presentes para acompanhar o Hino da Cidade do Recife.

 

Lista dos homenageados:

 

Adilza Gomes

Lorena Montenegro Cocentino

Daniele Maria Pedrosa da Silva

Dra. Paula Arruda

Mariana Rodrigues e Silva

Paulo Fernando

João Carlos Leitão

Arthur Silva de Lima

Catia Bensoussan

Ediane Marques de Oliveira

Coletivo Autistas Adultos de Recife

Gabriel Alexandre Diniz Santiago

Ana Cláudia

Luiz Felipe Santos de Oliveira Matos

Maria Alice da Cunha Andrade Santos

Gregório Gomes dos Santos Neto

Maria Victoria da Silva Oliveira

Marcela de Araújo Rodrigues

Tatiane de Araujo Oliveira

 

LIGA NEURAU

Adriano Dutra Negreiros

Airley de Araújo Justino do nascimento

Caio Marcelo Quintino dos Santos Damázio

Fellipe Augusto Leal Bezerra Pastl

Felipe Cocentino Texeira

Fernando Silva de Oliveira

Gabriel Cocentino Texeira

Jessica Do Carmo Anjos do Monte

João Matheus da Silva Machado

Júlio César Accioly Negreiros

Maria do Carmo Anjos do Monte

Mariana Marinheiro de Araújo

Mariana Marinheiro Medeiros

Maurilio Adriano Lins de Medeiros

Paulo Ricardo Anjos do Monte

Rauan de Santana Rosa

Rosilaynne de Santana Rosa

Rosilene Lima de Santana

Sofia de Santana Rosa Alves

 

GRUPO DE MÃES DE CRIANÇAS ESPECIAIS DE PE E

COLABORADORES

Daniele Maria Pedrosa da Silva

Elen Carla de Amorim Silva Brito

Fabiana Maria Pedrosa Barbosa

Fernando Antônio Bernardino da Silva

Juliana Garcia Silva

Maria Gisely Mendonça

Matheus Fernandes de Souza Silva

Marcone Gadelha

Marcos Nascimento

Matilde Maria da Silva

Rafaela Regina de Araújo

Rubem Rodrigues da Silva

Sérgio José da Silva

Silvio Pereira Lima

SYLVIA CELESTE VASCONCELOS

TACARUNA SOCIAL

Vinicius Sabino e Silva Filho

 

GRUPO VIVENDO COM AUTISMO

Mônica de Lucena

Alexandrina de Paula da Silva

Ana Paula de França Pereira

Clarisse Silva de Melo

Clécia Vitorino de Lira Santos

Fernanda Lima da Silva

Janaina Mendes da Silva

Larissa Raynara de Souza

Maria Bernadete Borges do Nascimento

Raquel de Lemos Barros Virgulino

Tatiane Maria Rodrigues

 

MOBILIZA TEA E PARCEIROS

Pollyana Regina Fittipaldi Leal

Christiane Soares Oliveira dos Santos

Daniela Rorato

Diego Petrucio Sales Patricio

Franklin Façanha

Marcelo Pereira Demetrio da Silveira - PAPITO

Mirella Gois de Lacerda do Rego Barros

Paula Isabele Neves Pereira Sultanum

Oscar José do Nascimento Neto

Renata Portela de Araújo Menezes

Robson Cabral de Menezes

Rodrigo Nery Rodrigues

 

GRUPO JUNTAS SOMOS MAIS FORTES

Angélica De Oliveira Menezes

Dolores Maria Virginia Marques

Edson Barros de Sá

Karolina Cristina Ferreira

Márciana Lucena dos Santos

Rebeka de Lucena Santana

Sara da Silva Nascimento

 

ONG ANJO MIGUEL

Arthur Silva de Lima

Cristina Borges da Silva

 Erdelinda Giles

Higia Maria Pereira

Jacqueline Nunes de Andrade Lopes

Jamson Gomes de Vasconcelos

Magdala Angelly Colaço Lima Raquel Mendonça da Silva

 

AGENTES DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR ESPECIAL (AADEES)

Adriene do Monte Pereira

Albenise Macena Dos Santos

Aline José Gomes do Nascimento

Ana Carolina Vidal Melo

Andiara Brasilino Soares

Andreza Fernanda Braga do Nascimento

Aurilene Maria Alves de Oliveira

Cecilia de Morais e Silva

Claudio Sampaio Pinto Duarte de Assunção

Enadia Cristina da Silva

Evelyn Catarine de Oliveira Rocha

Fabiana Batista Dias

Felipe José Lima e Silva

Gabriel Pedro de Melo Silva

Gabriella Roberta Santos de Souza Oliveira

Gleicijany Silva de Oliveira.

Hozanita Santana Marques de Lima

Hyago Werner Almeida Silva

Jacira Gomes da Silva

Jamile Conceição Barros dos Santos Cardoso

Janaina de Franca dias Carneiro

Jéssica Roberta Santana da Silva Valentim

Juliana Mota Dias dos Santos

Karine Figueiredo Rito Silva

Laudiceia da Silva Sales

Mara Cecília Da Cunha Guimarães

Marcelo Ferreira Xavier

Natacha Brigida da Silva Lima

Pedro Ivo Oliveira de Araujo

Poliana Firmino da Silva

Rafael Rodrigues Couto de Amorim

Sandra Araújo Alves da Silva

Sanerri Livia Silva de Melo Saulo De Souza Coutinho

Severina Patricia Assis da Silva

Severino Pedro da Silva Júnior

Sonaly Paula do Sacramento

Stefany Monique Alves

Tainá Tawana Nascimento de Oliveira

Vera Lucia Galdino da Silva

Verônica Carneiro do Nascimento

Walkiria de Souza Alves

 

CISAM - PROCON RECIFE

PROCON PE

Hugo Eduardo Souza Silva

Catarina Stamford da Silva

 

PROJETO AUTISTAS DA ILHA

José Eduardo de Moraes Pedrosa

 

PROJETO MOVICA

Jonathan Mendonça de Lima

Erica Alencar de Freitas Cavalcante

Iara Lamare Lima da Silva

Jessica Catarina

Newman de Lira e Melo Neto

Vanessa Ferreira da Silva

 

COMUNIDADE INCLUSÃO NEURORECIFE

Enaile Vasconcelos bezerra Lopes

Aline Lopes da Silva

Ana Karla da Silva

Ana Keite Ramos Ferreira

Ana Paula da Silva

Ana Umberlina de Sá Souza

Andreane Ferreira

Cinthia Patricia Pereira Lopes

Cintia Ferreira da Silva

Claudecir Ferreira Gomes

Cristiane Félix da Silva

Dandara Kyese Medeiros dos Santos

Diana Madalena de França

Dr Felipe Poli

Eliane do Nascimento Souza

Eriksson Almeida de Oliveira

Felipe Henrique Pereira Alves

Helaine da Silva Gomes

Jonas Maxswell Weber Cavalcante Lopes

Lívia Maria Ramos de Andrade

Lucas Weber Cavalcante da Costa Lopes

Luciene Silva

Luiz Gustavo Alvarenga

Luka Fael Oliveira da Silva

Maria Anunciada Souza Leão da Silva

Maria Emanuele Gomes de Lima

Movimento Autista da IMBIRIBEIRA

Nadja Pereira da Silva

Natally Esmeraldina de Barros

Rogério da Silva Cardeal

Rosemery Francisca do Nascimento

Saranna Naidee Fialho Pinheiro

Simone Ferreira de Andrade

Thais dos Santos Silva

Thaylane Karine da Conceição Araújo

Yan Noah Weber Cavalcante Lopes

 

CLINICA MUNDOS

Leonardo Celso Rocha Pereira de Lyra

Alessandra Muhlert Arcoverde do Monte Costa

George Sampaio Diniz

Paula Roberta Pereira Chaves

 

INSTITUTO DIMITRI ANDRADE

Frínea Martins da Costa Andrade

Dimitri Martins da Costa Andrade

 

INSTITUTO AUTISMO

Kadu Lins

Ana Cláudia Lins Garcéa

Antônio josé de Souza Paes

Bruna Priscylla Barbosa Leite

Bruna Thiele Santana Cézar de Albuquerque

Bruno Jose Cesar Albuquerque da Silva

Carla Patrícia da Silva

Kelwinin Barreto

Lalesca Priscilla Silva dos Santos

Larissa Tiburcio Lellys

Leslye Camila de Carvalho Silva Monteiro

Lucas José Miranda Lima

Matheus dos Santos Silva

Mayara Mikaely Bomfim Barros dos Santos Ribeiro

Nathalia Luiza Moscoso

Nathalie DCarla Paz de Lira Souza

Priscila Mayara Lima de Figueiredo

Renan Santos e Silva Hipólito

Ricardo Menezes

Thiago Cordeiro

Werison Fidelis Alves da Silva

Yan Henrique Maranhão de Oliveira

 

AANI - ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA NEURODIVERSIDADE DE

IPOJUCA

Alene Bezerra Araújo Silva

Alexandre Jorge Coutinho de Sena Filho

 

Amape - ASSSOACIAÇÃO E MOVIMENTO DE APOIO AS PESSOAS

COM EPILEPSIA DE PERNAMBUCO

Amelia de Oliveira

Anne Karenina Bittencourt de Souza Chaves

Ítalo Bruno Gomes

Luciene dos Santos silva

Antônio Ricardo da Silva Junior

Carol Ferraz

Catarina Lins de Aragão

Clemir Queiroga de Carvalho Rocha

Vera Borges de Sá

Eric Chaves do Nascimento Cunegundes

Fabiana Branes

Flávia Cristina Almeida Monteiro

Gilcleide Vicente da Silva

Gladstone Barbosa Soares

Glecya Tavares da Silva

Ivanda Maria César de Lima

Jeycy tathiany nascimento Kramer

João Carlos Ferreira de Oliveira

João Francisco de Assis Alves

João Pedro Branes

Juliana Aguiar

Juliana Falcão Muniz Dourado

Jully Karla de Lima Neves

Lilian Emanuelle Rocha da Silva

Manuela Cristina Rocha Ferreira

Maria José Maquiné Celestino

Necy José do Carmo Soares

Rafaela Ramos

Rivany Cristine Crispim Burgos Oliveira

Roberto Fernando de Lima

Tomas de Morais Vieira

Uilder César de Lima

Arthur Roberto Melo de Lima

Uilma Espíndola

Vitor Francisco da Silva

 Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

 Em 03.04.2024.