Reunião solene comemora Prêmio Pérolas Negras

Garantir o reconhecimento das mulheres, atuantes nas mais diversas áreas, incentivar o empoderamento delas e destacar diversas personalidades femininas é o objetivo do Prêmio Pérolas Negras, que teve mais uma edição realizada na Câmara Municipal do Recife. O evento ocorreu nesta terça-feira (16), através de reunião solene, promovida pelo vereador Almir Fernando (PSB). Criado em 2019 pela pedagoga, escritora e produtora cultural Sâmia Veras, o prêmio homenageia mulheres que se destacam pelo profissionalismo, dedicação e compromisso com o universo feminino e com o bem-estar do gênero, enfrentando desafios, superando obstáculos e realizando seus sonhos.

A premiação homenageou 57 mulheres que atuam e se destacam em áreas diversas. “É com grande honra e profundo respeito que nos reunimos hoje, nesta reunião solene, para celebrar a IV Edição do Prêmio Mulheres Pérolas Negras, um evento que não apenas reconhece, mas celebra a significativa contribuição das mulheres em Pernambuco”, disse Almir Fernando, destacando que o reconhecimento é inspirado na obra de arte “Brinco de Pérola”, de Johannes Vermeer. “Este prêmio destaca mulheres tão preciosas e raras quanto a pérola negra, cujo trabalho é fundamental para o desenvolvimento e progresso da nossa sociedade”, completou.

A solenidade foi presidida pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB), que compôs a mesa de honra com o autor da proposição; a doutora em psicanálise da educação Claudenny Spinelly; a empresária Ana Braçoforte; a advogada Ana Canto de Lima; e a idealizadora da premiação, Samia Véras. “Idealizado por Sâmia Véras, uma verdadeira líder e empreendedora social e cultural, este prêmio é mais do que uma simples cerimônia de entrega de troféus. É uma homenagem merecida às mulheres que se destacam em suas respectivas áreas profissionais e lideranças, moldando um futuro mais inclusivo e equitativo para todos”, observou Almir Fernando.

O parlamentar afirmou que, desde sua primeira edição, em 2019, o Prêmio Mulheres Pérolas Negras tem sido “uma plataforma para reconhecer e valorizar líderes inspiradoras, aquelas que não apenas alcançam o sucesso, mas também abrem portas e criam oportunidades para outras mulheres”. Ele adiantou que a cerimônia de premiação estava destacando, hoje, “mulheres notáveis, cujas realizações e contribuições merecem ser celebradas. São mulheres que se destacam não apenas pelo seu talento e competência, mas também pelo seu compromisso com o bem-estar e progresso da nossa comunidade. A todas as homenageadas, gostaria de expressar nossa mais profunda gratidão e admiração”.

Após o discurso, o vereador Almir Fernando fez a entrega de um certificado às homenageadas. A lista completa, com os 57 nomes, está publicada abaixo. Na sequência, a empreendedora Ana Braçoforte ocupou a tribuna e fez suas colocações. “É com o coração transbordando de gratidão que recebo este título. Elevo este momento a Deus, que nos acompanha e com certeza está comigo agora. Parabenizo a Câmara do Recife e a senhora Sâmia Veras, idealizadora do prêmio”, disse.

Outra homenageada que falou foi a doutora Claudenny Spinelly . Ela disse que conheceu Sâmia Veras em 2017 e que ela tinha o sonho de transformar vidas. “E ela cumpre o seu papel”. Ela falou de empoderamento feminino, de planejamento e da persistência como arma de conquista. “Na visão deste prêmio, você se torna uma pessoa melhor quando começa a ter cuidado com o sentimento do próximo”, disse.

A terceira homenageada que fez discurso foi Sâmia Veras, idealizadora do Prêmio Pérolas Negras. “Antes de qualquer coisa, quero agradecer a Deus. Só estamos aqui presentes pela permissão Dele. Toda honra e toda glória ao Senhor Jesus”. Em seguida, falou sobre si mesma e de sua biografia, explicando que sempre sonhou em criar o prêmio. “O prêmio é inspirado na tela do pintor holandês Johannes Vermeer e no brinco de pérola, para homenagear as mulheres que fazem diferença na sociedade. Ela agradeceu a todas as pessoas que a ajudaram a fazer a quarta edição do prêmio. “Nesta noite me sinto honrada e lisonjeada com a presença de vocês. Juntas, a mudança acontece”.

Durante a solenidade houve apresentação da cantora Lucinha Guerra, que cantou o Hino Nacional. Antes do encerramento, a maestrina Lourdinha Nóbrega fez uma apresentação cultural. O vereador Aderaldo Pinto fez as colocações finais e convidou a todos e todas presentes para que, em posição de respeito, pudessem ouvir e acompanhar o Hino da Cidade do Recife.

 

Lista de homenageadas

Dany Amorim

Jô Mazarrolo

Maria Gentila

Iaponan Barbosa

Bianca Lacerda

Eugênia Carla

Lygia Lacerda

Claudina Costa

Cristiane Alves

Marjorie Calumby

Ana Canto de Lima

Brenda Belo

Géssica Almeida

Flávia Guerra

Emanuelle Shinozaki

Pollyanna Veríssimo

Danielle Farias

Tarcila Pacheco

Claudeny Spinelli

Fabrinna Cristovam

Patrícia Black

Elizabeth Guimarães

Lucinha Guerra

Cláudia Pedrosa

Maria do Socorro Marinho

Rosa Fernandes

Karolina Sodré

Creuza Almeida

Altamiza Melo

Jacqueline Araújo

Iris de Cássia

Izabel Urquiza

Gabriela Santos

Tatiana Santos

Érika Lócio

Maria Paula

Giani Camara

Katyucia

Sâmia Frota

Lívia Álvaro

Leila Gonzaga

Ana Braçoforte

Carolina Gusmão

Núbia Sobral

Amélia Reis

Kilma Ribeiro

Maria Rosário

Rosania Araújo

Alba Soares

Nena Queiroga

Mirelle Figueirôa

Maestrina Lourdinha Nóbrega

Paula Batista

Patrícia Freire

Maiara Fernandes

Fabiana Siqueira

Patrícia Wanessa Nunes Aires Tavares

 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

 

Em 16.04.2024.