Rinaldo Junior assume suplência no lugar de Wilton Brito

Durante a reunião plenária desta segunda-feira (8), O vice-líder do Governo na Câmara Municipal do Recife, Rinaldo Junior (PSB) tomou posse como vereador em lugar de Wilton Brito (PSB), que se licenciou para realizar tratamento de saúde. Até a semana passada Rinaldo Junior ocupava a vaga do vereador licenciado Carlos Muniz (PSB), que estava à frente da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento da Prefeitura do Recife. Com a volta de Carlos Muniz à Câmara do Recife, Rinaldo Junior se afastou. Mas, em seguida, tomou posse ocupando a vaga de Wilton Brito.

Como é de praxe em ocasião de posse, o vereador Rinaldo Junior entregou seu diploma expedido pela Justiça Eleitoral e suas declarações de bens à Mesa Diretora da reunião plenária. Em ato contínuo, ele realizou a leitura do compromisso regimental na tribuna da Casa de José Mariano

Conforme o calendário eleitoral, os secretários municipais – ou membros de órgãos congêneres – que quiserem concorrer a uma vaga de vereador devem se afastar dos cargos seis meses antes do pleito.

Por isso, outro parlamentar que retornou à Câmara Municipal do Recife foi o vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) – que estava licenciado, desde que assumiu a Secretaria Municipal de Esportes do Recife. Ele assume a sua cadeira que era ocupada pelo suplente Professor Mirinho (SD).

Futebol - Depois de ter assumido a suplência, o vereador Rinaldo Junior  voltou à tribuna durante a reunião ordinária. Dessa vez, para debater o requerimento número 2842/2024, de autoria do vereador Romerinho Jatobá (PSB), concedendo voto de aplauso ao jornalista André Rizek Lopes pela “declaração contundente sobre a atual situação falimentar do futebol pernambucano em face do descaso da Federação Pernambucana de Futebol na pessoa do seu mandatário”.

Rinaldo Junior comentou que o “o jornalista disse uma frase, no programa Sport TV, da TV Globo, que vai fazer com que eu vote favoravelmente no requerimento de Romerinho Jatobá. Ele disse que se o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, amasse o futebol pernambucano, deveria renunciar”. O vereador acrescentou que o presidente “conseguiu uma proeza, pois uniu a imprensa nacional, a local, as três grandes torcidas pernambucanas e este Parlamento em torno da mesma ideia: todos pedem para ele sair”.

Rinaldo Junior destacou que a maior prova de rejeição ao nome de Evandro Carvalho à frente da FPF, ocorreu na manifestação das torcidas, durante o jogo Sport x Náutico, realizado no final de semana, quando vaiaram o presidente de forma espontânea e em conjunto. “Chegou a hora de pedirmos a renúncia dele para oxigenar o futebol pernambucano. Os nossos clubes não merecem estar nessa situação em que se encontram. Os nossos clubes não merecem ser tratados como estão”.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) pediu aparte e disse que se solidarizava não só com o requerimento de autoria de Romerinho Jatobá, como também com a fala de Rinaldo Junior, que pediu a saída do presidente da FPF.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 08.04.2024