Solene comemora Dia Internacional da Dança

Na noite desta segunda-feira (29), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) promoveu uma reunião solene, no plenário da Casa de José Mariano, para comemorar o Dia Internacional da Dança. A data foi criada em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Personalidades atuantes no cenário da dança local foram celebradas na Câmara. A vereadora Elaine Cristina (PSOL) presidiu o evento.

Cida Pedrosa enalteceu, na tribuna da Casa de José Mariano, o poder da cultura para a humanidade e a força da dança no Recife. A vereadora também destacou os 20 anos do Movimento Dança Recife. “Não é possível haver civilidade se a cultura não estiver forte. Não é possível haver democracia, se a liberdade de expressão, se a liberdade de manifestações da cultura não estiver forte. Estou segura de que somente juntos (as) conseguiremos ultrapassar toda a complexidade que é trabalhar com arte e cultura nestes tempos contemporâneos. Estar aqui hoje, no Dia Internacional da Dança, comemorando os 20 anos da mobilização que o Movimento Dança Recife realiza é um ato importante. Porque não será possível falar na história da Dança do Recife, sem reconhecer a importância deste Movimento. Não acredito em avanço sem mobilização, é na força do coletivo de reside a possibilidade de conquistas. É na luta das categorias que emergem políticas, projetos, ações, possibilidades. E por isso eu peço, juntem-se mais, juntem-se muito! Vamos fortalecer a Dança do Recife, dizendo SIM ao Movimento Dança Recife”.

A parlamentar elogiou o trabalho desenvolvido por cada um que fazia a composição da mesa da solenidade e convidou os presentes a desejar dias melhores com esperança. “Fred Salim é um dos ícones do traçado da Dança do Brasil. Otacílio Júnior é criador da Companhia Trapiá de Dança. Marcela Aragão está na Fundação de Cultura da Cidade do Recife, atenta e cuidadosa. A querida Christiane Galdino é uma parte da voz desta instituição da sociedade civil. Recife é uma cidade que dança. Que possamos sair deste plenário embebidos de arte, de sonhos, querendo dias melhores, esperançando na luta potencializar o celeiro da cultura que é a nossa cidade. Deixo aqui meu convite para juntos seguirmos na labuta de criamos projetos coletivos de felicidade, onde a cultura e o bem viver sejam guias. Obrigada!”.

Após as palavras da vereadora Cida Pedrosa, a Companhia Trapiá de Dança e Escola de Frevo do Recife fizeram apresentações culturais. Logo após, uma placa e certificado foram entregues por Cida Pedrosa a 19 personalidades, grupos e companhias de dança.  Um vídeo do Movimento Dança Recife também foi exibido destacando a importância do grupo na cena cultural.

Rensch Reiva, Conselheira Municipal de Cultura, entregou um documento para a parlamentar sobre os desafios da dança Recife. “Pedimos ao Poder Executivo e Legislativo para uma repactuação das nossas demandas para que estas deem conta dos desafios postos na atualidade. Sobretudo, no contexto pós pandêmico na qual estamos inseridos, sendo de conhecimento público o papel desempenhado pela cultura, no tocante a nós, artistas da dança, impactados de maneira física, psíquica e material. Nesse sentido, enviamos essa carta fruto do esforço da coletividade construída a muitas mãos e suor fazendo do Dia Internacional da Dança uma data de reencontros entre nós e nossos ideais de luta”.  

Christiane Galdino, representando todos os homenageados (as), iniciou o discurso sobre a arte, coletividade e política.  “Quando senti que na força do coletivo podemos produzir beleza, assim vieram as conquistas. Não só para mim, para você ou para os seletos da lista, mas para toda uma classe. Os da dança, os artistas. Já falei: bora, invista na vida e na arte. Toda atitude é política (...) Aprendi com o movimento que a gente dança, de mãos dadas é que se dança, se você quer transformar. E para crer, para mover, tem que ser coletivo ser o vento que traz a mudança. Já falei, sempre insista: não se cale, não se isole, não se omita, não fuja, não se engane e não desista. Essa é a lida do artista. Mostrar no corpo e no gesto: toda dança é política”.

Christiane finalizou suas palavras homenageando os 20 anos do Movimento Dança Recife. “Sou Elis, Kiran, Tainá, sou Reiva, Cris e muito mais. Sou 125 pessoas, suas construções, ecos e reverberações. Sou uma história de histórias convidando para dançar, com corpo, mente, alma e coração. Sou o Movimento Dança Recife e hoje celebro, com orgulho e alegria, meus 20 anos de existência e resistência. Obrigada!”.

 Mesa- A mesa da solenidade foi composta por Rensch Reiva, Conselheira Municipal de Cultura; Fred Salim, bailarino, coreógrafo e precursor das comemorações do Dia Internacional da Dança no Recife; Otacílio Júnior, gestor da Escola de Frevo do Recife e diretor da Companhia Trapiá de Dança; Marcela Aragão, técnica da linguagem de dança, representando a Fundação de Cultura da Cidade do Recife e Secretaria de Cultura do Recife.

 

Homenageados (as):

  1. Movimento Dança Recife
  2. Fred Salim
  3. Escola de Frevo do Recife
  4. Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Pernambuco
  5. Grupo Recordança
  6. Balé Popular do Recife
  7. Grupo Folclórico Egídio Bezerra
  8. Companhia Trapiá de Dança
  9. Grupo Balé Deveras
  10. Grupo Guerreiros do Passo
  11. Grupo Perna de Palco
  12. Grupo de Dança Gisele Andrade
  13. Quadrilha Junina Raio de Sol
  14. Quadrilha Junina Lumiar
  15. Pina Ballet Hall   
  16. Em Cena Arte Cidadania
  17. Duda Mel
  18. Balé Nagô Ajô
  19. Sílvia Oliveira

 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

 

Em 29.04.2024