Solenidade homenageia Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Criado para difundir informações sobre o autismo, com o objetivo de reduzir a discriminação e o preconceito contra as pessoas afetadas pelo transtorno, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi celebrado na Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira (10), em reunião solene realizada pelo vereador Ronaldo Lopes (PP). A solenidade, que foi presidida pelo vereador Paulo Muniz (PL), homenageou 37 pessoas com a entrega de certificados, destacando autistas, familiares, instituições, grupos e entidades que lidam com o transtorno.

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, assim como o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, 2 de abril, foi estabelecido em 2007, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além do vereador que presidiu e do autor do requerimento, a mesa de honra foi composta pela diretora Multiprofissional do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), Larissa Viana; o superintende de Gestão do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Felipe Bitu; a gestora da UPA-E Arruda, Andreza Lira do Nascimento; a presidente da ONG Juntas Somos Mais Fortes, Angélica de Oliveira Menezes;  a psicóloga Luciana Maria Conceição de Moraes Gomes dos Prazeres, representando o Instituto Semear; e a presidente da ONG Brilhante Maternar, Mônica Cristina Borges de Barros.

Em seu discurso, Ronaldo Lopes disse que agradecia a presença de todas as pessoas que lutam todos os dias para conseguir mais inclusão para os que têm alguma deficiência. Referindo-se à falta de assistência e de atendimento para as pessoas com autismo, o vereador afirmou que “esse é um problema que a gente conhece de verdade, pois convive com ele todos os dias”. Em seguida, acrescentou que sentia “uma mistura de sentimentos como político”, quando abordava o tema do autismo. “Eu me sinto engessado, pois a nossa prerrogativa é legislar. Mas quem executa os projetos é a Prefeitura do Recife. Quantos projetos, de outros colegas desta Casa, terminaram engavetados?“, questionou.

O vereador afirmou que conversa diariamente “com mães que não sabem mais o que fazer, pois procuram unidades de saúde para fazer tratamento de saúde para seus filhos e nada conseguem”. Ele também disse que, por conhecer de perto os problemas das pessoas que lidam com o autismo, preferiu falar de improvido na reunião solene. “Como eu iria ler um discurso feito pela minha assessoria, se convivo permanentemente com esses problemas? Eu conheço de perto a falta de serviços públicos, a falta de acesso a tratamentos e ao diagnóstico”. O parlamentar adiantou que hoje deu entrada em um projeto de lei, na Câmara Municipal do Recife, que pede a criação de um Centro de Referência Municipal à Pessoa do Autismo. 

Segundo Ronaldo Lopes, o projeto de lei foi criado depois que ele apresentou o requerimento número 12606/2024, pedindo que os prédios do Compaz tenham um atendimento especializado, voltado para os autistas. O requerimento já foi aprovado em reunião ordinária, mas de acordo com o vereador, até o presente não obteve resposta da Prefeitura do Recife. “Portanto, a luta de vocês é muito maior do que a nossa homenagem que faço hoje”, disse.

Após o discurso, o vereador Ronaldo Lopes entregou um certificado aos homenageados. A lista completa está publicada no final deste texto. Na sequência, a diretora Multiprofissional do Imip, Larissa Viana, foi convidada a ocupar a tribuna e a fazer suas colocações. Ela falou do centro de reabilitação que o Imip dispõe, desde 2010, e que faz cerca de 5 mil atendimentos por mês. Dentro do centro, 160 crianças têm o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“A instituição busca um serviço de excelência, mas enfrenta uma série de desafios. Otimizamos os recursos físicos e humanos. Diuturnamente buscamos mais incentivos financeiro para fazer o serviço cada vez melhor e incentivar a inclusão deles. Mas a esquipe está à disposição para ampliar o serviço que conta com recursos do Estado e federais”, disse. Entre os desafios, está uma fila de espera com mais de 200 crianças que têm autismo e esperam tratamento.

A presidente da ONG Juntas Somos Mais Fortes, Angélica de Oliveira Menezes, também falou. Ela abordou a discriminação que os autistas e as mães atípicas sofrem no dia a dia. “A inclusão está na atitude, na ação e no respeito. Somos mães atípicas antes mesmo do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Enfrentamento lutas gigantescas para conseguir o diagnóstico e depois, enfrentamos um mar. De descaso e de direitos negados”, disse. O superintende de Gestão do Hospital de Câncer de Pernambuco, Felipe Bitu, disse que o HCP ajuda na causa do autismo, atuando através da UPA-E Arruda. A gestora Andreza Lira do Nascimento, que falou em seguida, disse que desde outubro do ano passado a UPA-E Arruda vem fazendo a recepção de crianças com autismo, o que exigiu uma reorganização em toda a UPA-E. “Em princípio, planejávamos atender cerca de 20 crianças por mês. Mas já estamos atendendo a 60 por mês. No total, já são 600”, afirmou.

No final, o vereador Paulo Muniz fez considerações a respeito da solenidade que presidiu, parabenizou Ronaldo Lopes pela iniciativa e o classificou como “um dos vereadores mais próspero do Recife”. Em seguida, convidou a todos os presentes para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.

 

Lista de homenageadas e homenageados:

 

1.            LARISA VIANA – DIRETORA MULTIPROFISSIONAL DO IMIP

2.            ANDREZA LIRA DO NASCIMENTO  - GESTORA DA UPAE DO ARRUDA

3.            FELIPE BITU – SUPERINTENDENTE DE GESTÃO DO HCP

4.            ROBSON LOPES – ISTITUTO SEMEAR

5.            ROSIANY DA SILVA – INSTITUO  SEMEAR

6.            POLLYANA DIAS – AMAR (ALIANÇA DE MÃES E FAMÍLIAS RARAS)

7.            INSTITUTO DO AUTISMO

8.            ANGELICA DE OLIVEIRA – JUNTAS  SOMOS MAIS FORTES

9.            DOLORES MARIA – JUNTAS  SOMOS MAIS FORTES

10.          SARA DA SILVA – JUNTAS SOMOS MAIS FORTES

11.          EDSON BARROS – JUNTAS SOMOS MAIS FORTES

12.          BETISA QUEREN – JUNTAS SOMOS MAIS FORTES

13.          KAROLINA CRISTIANE – JUNTAS SOMOS MAIS FORTES

14.          REBEKA DE LUCENA – JUNTAS SOMOS MAIS FORTES

15.          JULIANA VALÉRIA – GRUPO DE MÃES DE CRIANÇAS ESPECIAIS DE PERNAMBUCO

16.          MARÍLIA GABRIELA – GRUPO TEA E AMOR

17.          MYKAELA FERREIRA – MÃES E PAIS ATÍPICOS DE OLINDA

18.          CRISTIANE CASTRO  - MÃES E PAIS ATÍPICOS DE OLINDA

19.          ANDREZA RAFAELY – MÃES E PAIS ATÍPICOS DE OLINDA

20.          DAYANA CRISTINA – MÃES E PAIS ATÍPICOS DE OLINDA

21.          ILDA SOARES -  MÃES ATÍPICAS  DE CAMARAGIBE

22.          MÁRCIA SANTANA – PSICOLOGA

23.          LUCIANA MORAES – PSICOLOGA

24.          MÔNICA CRISTINA – PROJETO BRILHANTE MATERNAL

25.          ANA CLÁUDIA BENTO

26.          ANDRÉA ELIZABETH E CESAR LIMA

27.          ANDREZA DE ALBUQUERQUE

28.          GEANE ESTELITA

29.          RAFAELA JOSENILDA

30.          CLÁUDIA DANIELA

31.          MARIA MÁRCIA – PINGO DA VIDA

32.          ANA LÚCIA  - PINGO DA VIDA

33.          INALDA CRISTINA – PINGO DA VIDA

34.          ELIOMAR VICENTE E MARIA DO CARMO

35.          MARÍLIA GOMES

36.          JOANA D’ARC

37.          VIVIANE JOSENILDA

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.


Em 10.04.2024.