Solenidade homenageia os Centros Comunitários da Paz (Compaz)

Numa iniciativa conjunta de três parlamentares, a Câmara Municipal realizou reunião solene na tarde desta quinta-feira (11), em homenagem aos Centros Comunitários da Paz (Compaz) e a todos os seus colaboradores, pelos relevantes e valorosos serviços prestados à cidade do Recife. A solenidade ocorreu dois meses depois de a Prefeitura do Recife ter recebido o Prêmio de Serviço Público, o mais alto prêmio de política pública da Organização das Nações Unidas (ONU), num reconhecimento do Compaz enquanto iniciativa que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e de excelência no serviço público.

A solenidade foi uma iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), do vereador Samuel Salazar (MDB) e da ex-vereadora Aline Mariano (PSB). O prêmio da ONU foi um reconhecimento ao Compaz, que se se enquadra nos requisitos da Agenda 2030 da ONU, que é o plano de ação global que reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas, das Nações Unidas, visando erradicar a pobreza e promover vida digna a todos. 

Realizada sob a presidência do vereador Samuel Salazar (MDB), a solenidade entregou certificados aos gerentes das cinco unidades do Compaz existentes no Recife. A mesa de honra foi composta pela vereadora Ana Lúcia; a ex-vereadora Aline Mariano; o secretário de Segurança Cidadã, Paulo Morais; o ex-secretário de Segurança Cidadã, Murilo Cavalcanti; a gerente geral do Compaz Governador Eduardo Campos, Mayse Cavalcanti, no ato representando todos os gestores da rede Compaz; Cauane da Silva Souto, do Compaz Governador Miguel Arraes, representando todos os alunos da rede; a usuária do Compaz Dom Hélder Câmara, Edna Maria da Silva, representando as pessoas das comunidades; e o professor do Compaz Ariano Suassuna, Carlos Alberto Gesteira, representando todos os professores da rede.

Uma das autoras do requerimento da solenidade, a vereadora Ana Lúcia fez o discurso de saudação. “Referência no combate à violência e inclusão social, o Centro Comunitário da Paz é uma iniciativa que deu certo a partir do Recife. Com cinco unidades construídas até então, os centros concentram atividades pertinentes a uma política de segurança cidadã adotada na cidade, e tem mudado a vida de crianças e jovens e, consequentemente, suas famílias”, disse a vereadora. Ela citou os vários serviços que estão instalados nas unidades do Compaz (Procon, Cras, central de CadÚnico etc) e também abordou as atividades disponíveis como dança, esportes e ações multidisciplinares.

Ana Lúcia disse, também, que o Compaz “é uma iniciativa exemplar quando pensamos no aspecto da segurança para além do combate a crimes”. Com o Compaz e as atividades desenvolvidas nesses centros, segundo a parlamentar, crianças e jovens tornam-se agentes transformadores, “são afastados das ilicitudes das ruas e encontram oportunidades de crescimento esportivo, educacional e profissional, direitos garantidos e ampliados para suas famílias”.

A parlamentar citou as cinco unidades de funcionamento (Compaz Governador Eduardo Campos, Miguel Arraes, Dom Hélder Câmara, Ariano Suassuna e o Professor Paulo Freire) e disse que essas unidades propõem uma nova forma de atuação do poder público. Ana Lúcia informou que o sexto Compaz será instalado no bairro do Pina, Zona Sul do Recife e disse que o projeto inclui parque urbano, que será o maior da cidade, com 11,9 hectares.

O equipamento terá parque infantil, mobiliário urbano inclusivo, campo de futebol, pista de skate, quadra polivalente, parcão, circuito de bicicleta, pista de cooper, anfiteatro ao ar livre, academia inclusiva e uma área para caminhada às margens do Parque dos Manguezais. Contará, ainda com a Biblioteca Viva, serviços de interesse social, cursos de capacitação, atividades esportivas e culturais.

“Os resultados refletidos no controle de índices de violência e ‘nova vida’ para as comunidades fizeram com que o Compaz fosse reconhecido pela Oxfam com o prêmio Cidades Sustentáveis 2019, como o projeto que representou a melhor estratégia de redução de desigualdades no Brasil naquele ano. Em 2022, o projeto foi além e recebeu o Prêmio da ONU em Serviço Público (UNSPSA) na categoria de política pública que melhor conseguiu atender aos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. Ela informou que o modelo do Compaz do Recife será nacionalizado e apresentado para os demais estados como Centros Comunitários da Paz.

A ex-vereadora Aline Mariano também ocupou a tribuna. Ela disse que se sentia honrada ao ser coautora do requerimento e afirmou que a solenidade prestava uma “justíssima homenagem”. Destacou o trabalho realizado pelo ex-secretário de Segurança Cidadã, Murilo Cavalcanti “que esteve à frente do trabalho do Compaz por 12 anos”. Aline Mariano disse que o Compaz “é muito mais do que uma obra de pedra e cal, é uma ferramenta de inclusão e transformação social”. A ex-vereadora disse que tem orgulho do reconhecimento da ONU para com os centros comunitários. “Depois do reconhecimento mundial, o Compaz sem dúvida alguma serve de exemplo para todo o País e para o mundo”. Ela observou que a responsabilidade social, a dedicação e o amor que os servidores têm pela obra “fez com que o Compaz ocupasse espaços e desse um passo muito grande como fábrica de cidadania”.

Após o discurso, dois vídeos foram exibidos mostrando a trajetória do Compaz. Na sequência, Ana Lúcia e Aline Mariano entregaram os certificados às cinco gerentes-gerais de cada uma das unidades do Compaz. A relação com os nomes está abaixo. A aluna Alice, do Compaz Paulo Freire, do Ibura, apresentou um poema em homenagem à história do Compaz. Depois, o ex-secretário de Segurança Cidadã, Murilo Cavalcanti, ocupou a tribuna e fez suas colocações. “Este é um dia de muitas emoções, um dia especial. Quero agradecer aos vereadores que pediram a reunião solene”, disse.

Murilo Cavalcanti disse que o Compaz tem hoje o destaque que conseguiu por causa do apoio das comunidades e “também porque as unidades são geridas por mulheres”. Ele contou histórias que viveu e presenciou, todas elas comprovando os objetivos de inclusão e de redução de violência nas comunidades. Ele agradeceu ao ex-prefeito Geraldo Julio, que o convidou para o cargo de secretário, e implantou o primeiro Compaz no Recife. “Por ele tenho gratidão eterna, assim como ao prefeito João Campos, que me manteve no cargo”, disse. “Hoje o Murilo Cavalcanti deixou de ser secretário municipal, mas continua um militante da rede Compaz”, afirmou. Ele informou que o Estado do Pará já está copiando a ideia, em diversos municípios, a ideia do Compaz.

Os grupos de dança Balé Juvenil e o Stúdio Oito, ambos do Compaz Eduardo Campos, foram convidados para fazer apresentações. No final, o vereador Samuel Salazar fez suas considerações sobre a solenidade, mostrou-se agradecido por ser coautor do requerimento da reunião e aproveitou para elogiar o Compaz enquanto política pública. Em seguida, convidou a todos para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.

 

Homenageadas:

 

1- Mayse Cavacanti, representante do Compaz Governador Eduardo Campos

2 - Ana Campelo, representante do Compaz Ariano Suassuna

3 - Poliana Camaroti, representante do Compaz Governador Miguel Arraes

4- Gabriela Moura, representante do Compaz Professor Paulo Freire

5- Juliana Novaes, representante do Compaz Dom Hélder Câmara

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.


Em 11.04.2024.