Tadeu Calheiros debate demandas de profissionais de Saúde do Recife e de Pernambuco

O vereador Tadeu Calheiros (MDB) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (1º), para enfatizar que está ao lado dos profissionais de saúde. “Sigo uma luta em prol da saúde do Recife e do Estado de Pernambuco, sem nenhuma cor partidária, na busca de ampliar e melhorar os nossos quadros de profissionais” salientou. De acordo com ele, no próximo dia 15 terá uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde para tratar de serviços, chamamento de concursados, dentre outras questões.

O parlamentar detalhou, na tribuna, as necessidades que os profissionais do Recife estão tendo nas unidades de saúde. Ele citou que haverá uma reunião com a Secretaria de Saúde para analisar as demandas dos profissionais. “Muitas vezes, quando não tem aquele atendimento esperado, a população culpa quem está na ponta. Mas, na verdade, aquele profissional está sobrecarregado dando conta de um serviço maior do que deveria prestar. Dito isso, eu venho tranquilizar ou trazer a mensagem para os profissionais concursados da Prefeitura do Recife que vamos manter a cobrança para as nomeações. Dia 15, deste mês, já temos agenda com a Secretaria de Saúde do Recife onde vamos levar os números e os serviços que precisamos, como o chamamento de enfermeiros 30 horas, 40 horas, além de médicos de várias áreas”.

Tadeu Calheiros enfatizou que fará, também, uma cobrança ao governo do Estado de Pernambuco em relação ao número de profissionais de saúde para o Hemope- Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco.  O parlamentar citou que enviará um ofício à Secretaria de Administração para que atenda a uma recomendação do Tribunal de Contas. “Tenho sido procurado por muitos profissionais concursados do Hemope que estão buscando as suas nomeações. E fazendo nosso trabalho de pesquisa, nós achamos que em novembro de 2023 houve um posicionamento do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco que recomendou, num parecer, a ampliação do quadro de servidores da fundação Hemope de forma que suas atividades finalísticas sejam exercidas por servidores efetivos previamente aprovados em concurso público. O documento determina o aumento do campo quantitativo de cargos efetivos da Fundação Hemope. Diante disso, estamos enviando um ofício à Secretaria de Administração solicitando que seja cumprida essa recomendação do Tribunal de Contas e que dê andamento ao chamamento desses profissionais aprovados em concurso”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 01.04.2024