Tadeu Calheiros lamenta queda de parte do prédio do Memorial de Medicina de Pernambuco

O vereador Tadeu Calheiros (MDB) lamentou a queda de parte do prédio do Memorial de Medicina de Pernambuco, localizado no Derby, e disse que o prédio é histórico e que, apesar de ser tombado como Patrimônio Histórico e Cultural, vem se deteriorando. “Quero reverberar o apelo das entidades médicas que funcionam no espaço e conclamar a Universidade Federal de Pernambuco e o Governo do Estado, mesmo que aquele imóvel não seja de sua responsabilidade, para ajudarem na restauração e manutenção dele”, disse na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (29).

Sexta-feira da semana passada, veio abaixo uma parte da fachada e do teto do prédio neoclássico. Tadeu Calheiros disse que o Memorial da Medicina pertence à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e que nas instalações funcionou, entre 1927 e 1958, a Faculdade de Medicina do Recife, que foi a primeira escola médica de Pernambuco. De acordo com o parlamentar, o imóvel abriga sete instituições culturais ligadas à medicina, entre elas “a Associação Pernambucana de Medicina, a Associação de Médicos Escritores, e a Associação de Ex-alunos das da Faculdade de Medicina de Pernambuco”.

Há vários anos, segundo o vereador, o presidente do Memorial da Medicina, médico Hildo Azevedo, vêm alertando para o processo de sucateamento e buscando ajuda para fazer a conservação do imóvel. “O presidente do Memorial vêm buscando há muitos anos apoio para o prédio ser conservado. A luta é para que se tomem medidas necessárias visando a preservação do patrimônio histórico da medicina pernambucana. Se não conservarmos a nossa história, como vamos cuidar do nosso futuro?”, questionou. O vereador observou o patrimônio histórico é de gestão federal, e que nos “últimos anos não vem recebendo verbas para a manutenção”. Agora, as instituições que tinham sede no local estão desalojadas.

 

 Em 29.04.2024.