Câmara celebra 80 anos do Colégio de Santa Catarina

Fundado em 3 de fevereiro de 1944, o Colégio de Santa Catarina recebeu uma homenagem na Câmara do Recife nesta quinta-feira (9), em razão dos seus 80 anos de existência. A celebração, requerida pelo vereador Felipe Alecrim (Novo), destacou a relevância educacional e religiosa da instituição. O vereador Ebinho Florêncio (Rede) presidiu a reunião solene.

Em seu pronunciamento na tribuna, Felipe Alecrim relacionou o sucesso do Colégio de Santa Catarina à prática da filosofia saviniana, desenvolvida pela beata católica italiana Savina Petrilli, fundadora da Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena. “São 80 anos tendo como missão promover e resgatar o ser humano em todas as suas dimensões, por meio da educação, da assistência social e, também, da evangelização. [As irmãs da Congregação] são alicerçadas nos princípios cristãos inspirados no carisma da bem-aventurada Savina Petrilli. Tenham certeza de que vocês fazem a diferença no mundo, como fez Savina e, também, Santa Catarina de Sena”.

Após o discurso, o vereador entregou uma placa comemorativa em alusão aos 80 anos do Colégio de Santa Catarina à freira Denise Fernandes, diretora da entidade escolar. A reunião solene contou, ainda, com a exibição de um vídeo institucional do Colégio e apresentações artísticas da Irmã Vanessa, da aluna Giulliana Luna e dos alunos Pedro Lucas e Gabriel Vieira.

Na tribuna, a diretora Denise Fernandes traçou um histórico do desenvolvimento do Colégio de Santa Catarina, que, de acordo com ela, sempre esteve ligado às Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena. “Elas vieram ao Recife a convite do senhor arcebispo de Olinda e Recife, Dom Miguel de Lima Valverde, para iniciar uma obra educativa nos bairros da Tamarineira e em Casa Amarela. O colégio foi fundado e tomou o nome de Externato de Santa Catarina, atendendo apenas crianças do antigo curso primário”, relatou. “Com o passar do tempo e pelo bom conceito que adquiriu na sociedade pernambucana, o colégio foi crescendo, melhorando sempre a sua estrutura e aprimorando o seu processo de ensino com recursos inovadores, sempre entrelaçando excelência acadêmica com a formação cristã, característica primordial da nossa missão educativa saviniana”.

A professora Angélica Vitaliano de Oliveira, a ex-aluna Ildelita Cunha e o padre da Paróquia do Cristo Redentor, Edicarlos Alves, também se pronunciaram no plenário.

Ao final do evento, o vereador Ebinho Florêncio teceu agradecimentos pelo convite para exercer a presidência da reunião. “Quero agradecer a Deus pela oportunidade de estar fazendo parte deste momento tão importante, uma data que ficará marcada na vida de todos nós. Agradeço ao vereador Felipe Alecrim pela oportunidade de presidir esta reunião solene. Felipe que, para mim, é um grande exemplo de um vereador dedicado a toda a nossa cidade, religioso. E nós sabemos a importância da religião na vida das pessoas”.

 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 09.05.2024