Câmara do Recife entrega Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo
O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), foi também quem presidiu a reunião solene. Ele deu início convidando à mesa de honra a vereadora autora do requerimento; o primeiro secretário da Câmara do Recife, vereador Eriberto Rafael (PSB) e o jornalista e homenageado Aroldo Costa. O vereador Romerinho Jatobá anunciou que o Poder Legislativo Municipal concede o Prêmio de Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo cumprindo a Resolução número 2.689, de 19 de março de 2019, por autoria da vereadora Ana Lúcia. Em seu discurso de saudação, a vereadora ressaltou as qualidades profissionais da jornalista que deu nome à comenda e disse que Graça Araújo foi exemplo para os que receberam a homenagem durante a solenidade.
“Coerência e firmeza nas palavras para cobrar do poder público o que justamente deveria ser feito são marcas registradas de Maria Gracilane Araújo da Silva, a Graça Araújo. Nascida no município de Itambé, na Zona da Mata pernambucana, em 1956, Graça tornou-se um dos maiores ícones da rádio e televisão pernambucana, com uma trajetória de sucesso revisitada até hoje, mesmo após a sua prematura morte em 2018”, afirmou.
A vereadora disse que a jornalista, que por anos esteve à frente do TV Jornal Meio Dia e do programa Rádio Livre, da Rádio Jornal, no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, “era a síntese do que o pernambucano buscava na TV: inclusão, reconhecimento e atenção por parte dos responsáveis pela gestão do Estado e das cidades”. Ana Lúcia afirmou, ainda, que Graça Araújo sempre esteve “atenta aos anseios dos mais pobres e às dificuldades do dia a dia; deu rosto e voz a um jornalismo imperativamente pelo e para o povo, traduzindo a essência do jornalismo e conquistando grandes feitos para si e para toda a comunidade pernambucana por meio de sua ilibada atuação profissional”.
A parlamentar fez uma retrospectiva da vida de Graça Araújo, falou da trajetória de superação; disse que o sonho do jornalismo não era inicialmente o dela, pois seu desejo era ser médica; abordou as dificuldades enfrentadas quando foi morar em São Paulo; e, depois da formatura, o retorno para o Recife. O primeiro emprego foi na Rádio Transamérica. Depois, trabalhou na Rádio Clube e, em seguida, iniciou a trajetória na televisão, passando pela TV Manchete, TV Pernambuco e finalmente a TV Jornal, onde estreou o TV Jornal Meio-Dia, em setembro de 1992. Em 2001, foi convidada para integrar a Rádio Jornal e apresentar o programa Rádio Livre e o Consultório de Graça, que a levou a estar mais perto do desejo, desde criança, de ser médica.
“A trajetória brilhante foi interrompida de maneira brusca, quando a apresentadora, após realizar uma série de exercícios numa academia do Recife, perdeu a consciência e foi levada às pressas para um hospital da cidade. O diagnóstico: Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, extenso e gravíssimo. Graça ficou sob cuidados intensivos (UTI), numa luta pela vida que tanto amava - encerrada no dia 8 de setembro, aos 62 anos, quando o óbito foi declarado pelos médicos”, relatou a vereadora.
Um vídeo foi exibido no telão do plenário da Câmara Municipal, logo após o discurso, resumindo a biografia de Graça Araújo e justificando a criação do prêmio pelo Poder Legislativo Municipal. Na sequência, foi feita a entrega do prêmio, que é composto por uma medalha e um diploma oficial, a cada um dos homenageados. As vereadoras e os vereadores foram chamados pela ordem alfabética, e esses se apresentaram acompanhados pelos seus convidados A lista completa dos homenageados está abaixo. A entrega do prêmio foi coordenada pelos jornalistas e mestres de cerimônia Éden Pereira e Fábio Mendes, ambos do Departamento de Comunicação da Câmara Municipal do Recife.
Em seguida, o narrador esportivo, que também é coordenador da programação da rádio e da TV Jornal, e com inserções no programa TV Jornal Meio Dia, Aroldo Costa, foi convidado a discursar em nome de todos os homenageados. “Ocupar esta tribuna é fazer parte da história desta casa, que é um dos poderes da cidade. Entro para a história da Casa a também da cidade, pois esta Câmara Municipal tem a importância de construir a história do Recife e de defender o povo recifense. Portanto, é um momento histórico para mim, mas é também uma grande responsabilidade falar em nome de todos os homenageados. Esta é uma noite para guardarmos com carinho”.
Aroldo Costa disse que era também uma noite “de orgulho” e de lembrar Graça Araújo. “Este prêmio é mais uma oportunidade para recordarmos Graça e trazer a imagem dela para mais perto. Trabalhei com Graça no rádio e na TV. Eram momentos de felicidade, orgulho, emoção e felicidade. O jornalismo dela tinha um lado, que era o lado do povo e da defesa da sociedade. Ela fazia o bom jornalismo, com cobranças de dias melhores e da defesa do povo sofrido. Por toda sua história de vida, construiu a imagem de ser uma defensora da comunidade”.
O radialista finalizou dizendo que Graça Araújo “deixou um legado” e que quem trabalhou com ela, “aprendeu muito”. Após o discurso de Aroldo Costa, o vereador Romerinho Jatobá fez uma análise da solenidade e parabenizou a vereadora Ana Lúcia pela iniciativa do prêmio. “Graça Araújo se dedicou à defesa de uma causa. Esse prêmio tem uma representatividade muito grande, que é homenagear quem cuida da informação”. Depois, convidou a todos os presentes para que, ouvissem a execução do Hino da Cidade do Recife.
Lista dos homenageados:
1 - ADERALDO PINTO - WELLINGTON ANTÔNIO CABRAL RIBEIRO JÚNIOR
2 - ALCIDES CARDOSO - MANOEL PIRES MEDEIROS NETO
3 - ALCIDES TEIXEIRA NETO - SEVERINO APARECIDO DA SILVA
4 - ALMIR FERNANDO - MARJORYE CAVALCANTI DE SÁ BARRETO
5 - ANA LÚCIA - AROLDO COSTA DOS SANTOS
6 - CARLOS MUNIZ - MARIA PAULA DE MIRANDA LOSADA
7 - CHICO KIKO - SABRINA ANDRÉIA SANTOS DA ROCHA
8 - CIDA PEDROSA - LUNA ESTHER MARKMAN LOUREIRO
9 - DAVI MUNIZ - ELIAS RAMOS LEITE
10 - DODUEL VARELA - TONY MÁRCIO OLIVEIRA DA SILVA
11 - EBINHO FLORÊNCIO - JÚNIOR MEDRADO (Odonico Santos Medrado Júnior)
12 - ELAINE CRISTINA - YANE MENDES DA SILVA ARAÚJO
13 - ERIBERTO RAFAEL - RENILTON LOPES DA SILVA
14 - FELIPE ALECRIM - ANTÔNIO VICTOR TAVARES CORREIA MARÇAL
15 - FELIPE FRANCISMAR - ELIELSON LEANDRO DE LIRA LIMA
16 - FRED FERREIRA - ANDRÉ FELIPE COSTA CARVALHO
17 - GILBERTO ALVES - KLEIN JACQUES BRINGEL PEREIRA LINS
18 - HÉLIO GUABIRABA - ANA CATARINA RAMALHO DE ANDRADE
19 - IVAN MORAES - MARTIHENE KEILA DE OLIVEIRA
20 - JOSELITO FERREIRA - JUREMA FOX (REYSON SANTOS DE SOUZA)
21 - LIANA CIRNE - ANA CAROLINE BRITO
22 - LUIZ EUSTÁQUIO - RAFAEL DE SIQUEIRA CABRAL
23 - MARCO AURÉLIO FILHO - LUCILA NASTASSIA DINIZ FERRAZ GOMES DE SÁ
24 - MICHELE COLLINS - MÔNICA CRISTINA DE CARVALHO
25 - NATÁLIA DE MENUDO - ALEXANDRE VINÍCIUS SALES GOMES
26 - OSMAR RICARDO - EDWILSON RUAS RODRIGUES RISTAR
27 - PAULO MUNIZ - JOÃO VICTOR DA CRUZ DOS PRAZERES
28 - RINALDO JÚNIOR - FERNANDO JOSÉ FAGUNDEZ DE BRITO
29 - RODRIGO COUTINHO - LEONARDO VIEIRA MEDRADO NETO
30 - ROMERINHO JATOBÁ - RODOLFO GUSTAVO CARNEIRO LOEPERT
31 - SAMUEL SALAZAR - MÁRCIO BONFIM
32 - TADEU CALHEIROS - FRANCISCO CARLOS DO NASCIMENTO ALBUQUERQUE
33 - VICTOR ANDRÉ GOMES - THIAGO RAPOSO DIAS CARNEIRO
34 - WILTON BRITO - Licenciado. Será representado pelo vereador Rinaldo Júnior - THÁSSIA CANTO CORREIA RAPOSO
35 - ZÉ NETO - JOSÉ EVALDO COSTA
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 02.05.2024.