Câmara do Recife homenageia Quadrilha Dona Matuta
A solenidade foi presidida pelo vereador Zé Neto (PSB), que compôs a mesa de honra com a vereadora autora do requerimento. A mesa também contou com a presença do fundador da Quadrilha Dona Matuta, George Araújo; da presidente da Federação das Quadrilhas Juninas e Similares do Estado de Pernambuco (FEQUAJUPE), Michelly Miguel; e do ex-vereador Estefano Menudo, pai de Natália de Menudo.
“Esta é uma noite especial, afinal 18 anos não são 18 dias. Nossos destinos se cruzaram no momento certo. Esta homenagem tem um sentimento muito importante para mim e para o meu pai, aqui presente, que já foi na porta de Serginho pedir para que a quadrilha se apresentasse no seu arraial quando ele foi presidente da Associação de Moradores do Bongi”, disse a vereadora Natália de Menudo na ocasião.
A parlamentar falou que sua relação com a Quadrilha Dona Matuta é de muito respeito, amor e intimidade. “Sou uma super fã de vocês e admiro o profissionalismo e a forma séria com que todo esse trabalho é construído. não é a toa que alcançam resultados maravilhosos”. E acrescentou que sente “muito orgulho de todos vocês que fazem a Dona Matuta. Tenho a certeza de que ainda virão mais momentos de glória e vocês levarão o bairro de San Martin, a cidade do Recife e o estado de Pernambuco a muitas premiações nas suas apresentações culturais".
Natália de Menudo contou que a Quadrilha Dona Matuta foi fundada em 16 de maio de 2006, no bairro de San Martin, a partir da união de pessoas com vivências em outros grupos, que tinham como objetivo brincar o São João. “Dos desejos e sentimentos joaninos de Sérgio Trindade, George Araújo, Vivian Amanda (Catuxa), Sérgio de Barros, André Perreli, Henrique Tenório, Edilze Belo, Cezar Augusto, entre outros, numa conversa despretensiosa entre amigos em um bar chamado Dona Matuta, no bairro do Ipsep, ela nasceu”.
Na trajetória da quadrilha, disse Natália de Menudo, “é relevante pontuar o espetáculo de 2007, chamado Vamo Sê Cumpadre”, através do qual o grupo abordou o ritual do compadrio de fogueira. Naquele ano, a Dona Matuta foi a campeã do Grupo Dois do Festival Pernambucano de Quadrilhas. Após o discurso, a vereadora entregou uma placa a Sérgio Trindade, que no ato representou a quadrilha, e um bóton de girassol a cada um dos dez homenageados na solenidade.
Na tribuna, o fundador George Araújo agradeceu pela oportunidade de comemoração e falou de sua relação com a Dona Matuta. “A Dona Matuta é um espaço de salvação. É um espaço onde a gente consegue se renovar energeticamente, onde a gente reencontra, onde a gente constrói os nossos laços. No espaço da quadrilha é onde eu tenho e onde eu construí acho que 90% dos meus grandes amigos hoje, que são frutos da quadrilha”.
A função social da quadrilha não deixou de ser salientada por Araújo. “A quadrilha ainda é, hoje, muito marginalizada”, disse. “Precisa ter o seu espaço social, cultural, de formação, que é uma das grandes responsabilidades da Dona Matuta”.
Além do fundador, se pronunciaram na tribuna a presidente da FEQUAJUPE, Michelly Miguel, e o ex-vereador Estefano Menudo. “As pessoas que fazem parte da Dona Matuta [são] diferenciadas: pessoas que sempre quiseram trazer alegria com uma cultura forte, firme, da nossa região. E assim Dona Matuta foi ganhando seu corpo e hoje ela é admirada por todos”, comentou Estefano Menudo.
A cerimônia contou, ainda, com uma apresentação do Hino da Quadrilha Dona Matuta, cantada pelo músico Anthony Souza. Ao final do evento, o vereador Zé Neto agradeceu pela oportunidade de conduzi-lo. “Acho que a Casa de José Mariano, casa do povo recifense, presta uma justa homenagem à Quadrilha Dona Matuta por sua maioridade. A gente sabe como é difícil fazer cultura no nosso país, Estado, na cidade”.
Lista de homenageados:
Sérgio Trindade
Vivia Amanda Catuxa
Sérgio Trindade
George Araújo
Sérgio de Barros
Augusto César
André Perreli
Pedro Soares - Presidente da Quadrilha
Michelly Miguel - Presidente da Federação das Quadrilhas Juninas e Similares do Estado de Pernambuco
Mônica Santos
Diego Melo
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 14.05.2024