Câmara do Recife promove homenagem ao Instituto Geração 4

Uma iniciativa que impacta mais de 2 mil pessoas em 15 núcleos e seis municípios pernambucanos, ofertando a crianças e jovens acesso ao esporte e suporte educacional, físico e emocional. Esse é o Instituto Geração 4, que recebeu uma homenagem da Câmara Municipal do Recife nesta quarta-feira (29), em uma reunião solene no plenário da Casa realizada por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (MDB). O vereador Victor André Gomes (PV) presidiu a cerimônia.

Fundado em 2011 pelo campeão mundial de beach soccer pernambucano Fernando Luiz de Oliveira Valença – ou Fernando Ddi, como é conhecido – o Instituto Geração 4 é um projeto social dedicado ao esporte, mas que vai além dele.

Os seus quase mil atletas – dentre eles, 200 crianças e jovens do sexo feminino – têm acesso a serviços amplos de formação e apoio, que vão das aulas de inglês à participação em projetos de robótica e impressão em 3D; do acompanhamento psicológico e nutricional à formação profissional.

Além do Recife, são beneficiados pelo Instituto pessoas do municípios de Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Jucati e Garanhuns.

Segundo Tadeu Calheiros, esse trabalho está relacionado à própria história de vida do fundador do Geração 4, “uma pessoa que passou por dificuldades para se tornar um campeão mundial”. “[Fernando Ddi] se torna uma referência de Pernambuco nos esportes e no mundo, rodando internacionalmente. E, no auge da carreira, resolve dedicar tudo para oportunizar a outras pessoas terem uma condição que ele mesmo não teve, facilitando, encurtando caminhos, educando”.

O vereador disse ter visitado um dos núcleos da entidade e constatado o alto nível das atividades desenvolvidas e já atestadas por diversos organismos. Um dos mais recentes foi a Unesco, que em 2022 selecionou o Geração 4 no contexto da campanha Criança Esperança. “A excelência e o empenho dos profissionais em produzir bons frutos gerou reconhecimento. Hoje, o Geração 4 tem certificações da Unicef e da Universidade de Futebol, no curso Educar pelo Futebol, além de certificados da ONU Mulheres e do Comitê Olímpico Internacional, no curso Meninas Empoderadas pelo Esporte”.

Durante a reunião solene, Tadeu Calheiros concedeu certificados de homenagem a 29 pessoas envolvidas no Instituto, de fundadores como Fernando Ddi a professores, colaboradores, alunos e ex-alunos atletas. Ainda na ocasião, uma placa honorífica confeccionada no laboratório de impressão em 3D do Geração 4 foi entregue a Fernando Ddi.

Na tribuna do plenário, o atleta idealizador do projeto dedicou a homenagem à equipe que compõe o Geração 4 e deixou uma mensagem sobre a importância de todos terem, como propósito de vida, ajudar o próximo.

“A minha vida começou, realmente, com muitas dificuldades. O instituto, também com dificuldades. Mas a equipe tem esse dom de transformar dificuldade em alegria”, afirmou Ddi. “A gente passa tanta dor que não quer que outra pessoa passe pelo que a gente passou. Aí a gente funda o instituto, ou vai para o poder público, ou vem trabalhar no instituto também. Para que essa dor pare, para que essa dor cesse, porque é uma dor muito grande. A nossa missão aqui é para dar oportunidade para essa criançada”.

Além de Tadeu Calheiros e de Fernando Ddi, também se pronunciaram na tribuna do plenário o jornalista e ex-secretário de Esportes de Pernambuco, Diego Pérez, e o professor de inglês do Geração 4, Emanoel Rodrigues da Silva. Ambos compuseram a mesa de honra do evento, assim como o secretário-executivo de Esportes do Recife, Carlos Romero da Fonte, o campeão mundial pela seleção brasileira de beach soccer, Matheus Miranda, e a coordenadora pedagógica do instituto, Gleice Falcão.

Ao final do evento, o presidente da reunião, Victor André Gomes, convidou a Orquestra Popular das Tabocas para fazer uma apresentação musical. Antes de encerrar a solenidade, Gomes não deixou agradecer pela oportunidade de conduzir os trabalhos. “Fica aqui o meu extenso agradecimento ao convite do vereador Tadeu Calheiros. Esse é um momento ímpar, singular, em que a gente tem um momento de união. E união é base do que Deus quer em todos os seres humanos aqui na Terra”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 29.05.2024