Câmara recebe visita de alunos do Colégio Salesiano

“Lei e Ordem: Constituições e os Poderes”. É esse o título de um itinerário formativo que levou à Câmara do Recife, nesta quarta-feira (22), cerca de 40 alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Salesiano. A visita, solicitada pela vereadora Liana Cirne (PT), contou com um debate no plenário da Casa. Os alunos foram acompanhados pelos professores Alencar de Sá e Matheus Souto.

As questões políticas que envolvem a crise climática global e a preparação do Recife para enfrentar esse desafio foram os temas principais da conversa com a parlamentar. “As perguntas foram todas excelentes, é altíssimo o nível dos estudantes”, elogiou Liana Cirne. “Eles estão muito preocupados com a pauta do meio ambiente. Isso mostra o quanto a Câmara inclusive tem que se adaptar para responder a isso. É natural que essa geração mais jovem esteja preocupada com o aquecimento global, com as mudanças climáticas, que esteja impactada pelo que as mudanças climáticas ocasionaram no Rio Grande do Sul e no Recife também, dois anos atrás”.

Segundo o professor de História Alencar de Sá, a visita foi uma oportunidade para que os alunos aprofundassem os seus estudos sobre a organização do sistema político brasileiro. “Nós estamos trabalhando um itinerário formativo de linguagens e humanas no segundo ano do Ensino Médio e o nosso trabalho foi justamente tratar sobre a história das constituições brasileiras. Dentro desse estudo, a gente trabalhou a importância dos poderes: do Executivo, do Legislativo, do Judiciário. Hoje foi um dia de vivência deles aqui no Legislativo”, explicou. “Foi importante demais para os meninos entenderem o processo de elaboração das leis, como é essa relação do Executivo com o Legislativo, a participação, também falando sobre a importância dos vereadores nesse processo”.

O aluno Rafael Lucena, de 16 anos, foi um dos estudantes que formularam perguntas à vereadora Liana Cirne durante a visita, questionando sobre assuntos como a proposição de projetos de lei pela população. Para o jovem, a visita foi um meio de compreender melhor o papel dos membros do Poder Legislativo. “Eu achei bem interessante essa experiência de ter um contato maior com a vereadora”, disse. “A gente tem um certo tipo de falta de informação sobre isso, já que é muito colocado em foco os presidentes, os prefeitos, e não tanto os papéis das outras partes dessas políticas”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 22.05.2024