Davi Muniz defende situação de saúde do estado

O vereador Davi Muniz (PSD) defendeu, durante a reunião ordinária desta segunda-feira (27) as ações que o Governo do Estado está realizando na área da saúde. “São 48 leitos em UPAs em Pernambuco; e 208 leitos abertos em hospitais de todo o Estado de Pernambuco”, disse. Ele afirmou que fez esse levantamento depois de alguns vereadores, na semana passada, terem falado que a governadora Raquel Lyra teria diminuído o orçamento para a saúde do Estado de Pernambuco.

“O prefeito João Campos não fez diferente. Está aqui no Blog Brasil 247 - Regionais Nordeste, que a Prefeitura do Recife reduziu R$ 92 milhões na saúde da cidade do Recife, referente ao ano de 2023. Quero mostrar aos vereadores e as vereadoras aqui presente, que essa situação não de agora”, disse. Ele também acrescentou que a crise na saúde do estado vem do governo anterior. “O caos na saúde pública vem de 2017. É uma marca do Governo Paulo Câmara. Não é algo acontece agora”, disse.

O vereador acrescentou que, em menos de um ano e meio, que é o tempo da gestão de Raquel Lyra, ainda não foi suficiente para realizar as mudanças necessárias. “Eu tenho certeza que a governadora, nem ninguém aqui, conseguiria resolver um problema desse que vem lá de detrás, com a saúde pública do Estado de Pernambuco", defendeu.

UTIs pediátricas – Davi Muniz retornou à tribuna da Casa de José Mariano para discutir o requerimento nº 4929/2024, de autoria do vereador Marco Aurélio Filho (PV). O texto, que foi aprovado pelo plenário, pede à Secretaria de Saúde de Pernambuco que preste informações sobre a situação das vagas de UTI neonatal e pediátrica da rede de saúde estadual.

Em meio às críticas ao Governo de Pernambuco, Muniz saiu novamente em defesa da gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB). Ele frisou, na ocasião, que neste ano o Estado teria entregue 208 leitos pediátricos, entre UTI e enfermaria, direcionados para atendimentos a crianças com síndrome respiratória aguda grave.

Segundo o vereador, os problemas enfrentados pela Saúde não começaram no atual governo. “Não é nada de agora. Não é nada que se começa agora. O que se começa agora é muita responsabilidade dessa governadora, que foi prefeita por duas vezes da cidade de Caruaru”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 27.05.2024