Davi Muniz repercute visitas a Nova Morada, Novo Caxangá e CAPs Eulâmpio Cordeiro

Com tom crítico à gestão municipal do Recife, o vereador Davi Muniz (PSD) repercutiu nesta segunda-feira (6) visitas recentes de seu mandato a duas comunidades da capital que, segundo ele, sofrem com a falta de atenção do poder público. Para Muniz, enquanto a comunidade de Nova Morada enfrenta problemas de regularização fundiária, a comunidade de Novo Caxangá acumula problemas de infraestrutura.

O vereador afirmou ter realizado as visitas junto com o Secretário de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco, Daniel Coelho. De acordo com Davi Muniz, a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) pode interceder para que seja concretizada a doação de um terreno da Universidade Federal Rural de Pernambuco a residentes da comunidade de Nova Morada.  “Vamos estar nesta semana na Cehab e temos a esperança, ainda, de o reitor fazer a doação para o Estado de Pernambuco. E, aí sim, a Cehab dar o título de posse aos cidadãos que ali moram, homens e mulheres que desejam ter a sua casa com segurança e tranquilidade”.

A respeito de Novo Caxangá, o parlamentar disse que na comunidade existe “esgoto a céu aberto na porta da casa do povo ainda no século XXI”. “Sentamos com a secretária [municipal de Infraestrutura] Marília [Dantas] e nada saiu do papel", afirmou. "Muita propaganda, muito marketing do prefeito que está aí, instalado na cidade do Recife". Ele disse que "as comunidades que sofrem com falta de saneamento, de calçamento, de rua, de drenagem”.

CAPs - O vereador Davi Muniz voltou à tribuna, dessa vez para  repercutir, também, uma visita que ele realizou, juntamente com outros vereadores da oposição, ao Centro de Acolhimento Psicossocial (CAPs) Eulâmpio Cordeiro, no bairro do Cordeiro. "Eu estive, com outros parlamentares nessa visita ao CAPs e foi uma angústia para todos nós vermos aquelas pessoas que dependem daquele CAPs. A situação que constatamos é de completo abandono", ressaltou. "Infelizmente o que a gente viu foi um CAPs abandonado". 

Segundo ele, o que o grupo de vereadores viu no CAPS foi uma piscina com água suja, acumulando lixo e muitas larvas do insetos que causam a dengue. Há também uma quadra esportiva, de acordo com o vereador, que está cheia de mato e que não oferece condições de uso. O vereador Alcides Cardoso (PL) pediu aparte e confirmou que esteve com o vereador Davi Muniz na visita que ele fez ao CAPs. "Ali está realmente uma vergonha. A piscina é um criadouro de inseto da dengue. Até o vigilante estava trabalhando debaixo de um subsolo da laje", afirmou.

Davi Muniz acrescentou que a oposição comumente critica os empréstimos feitos pela  gestão municipal e cobrou mais obras na cidade. O vereador disse também que o PSB fala mal da governadora Raquel Lyra, sobretudo na área de saúde, mas observou que não há como comparar as duas situações. "A governadora está no cargo há menos de um ano e meio. Ela não teve condições ainda de fazer tudo o que precisa ser feito na saúde. Não há como, neste tempo da gestão dela, já estar 100%".

O vereador  disse que pretende requerer a formação de um comissão parlamentar para avaliar a situação dos equipamentos de saúde no Recife.  Em outro momento,  comentou que as críticas que ele mesmo vem fazendo á gestão do prefeito João Campos estão dando certo, pois "dividiram os remédios do postinho de saúde da Varzea para outros, pois sabiam que a nossa fiscalização iria bater lá".

Ele aproveitou para criticar a reforma que está sendo feita nas instalações do posto de saúde da Avenida Caxangá, Zona Oeste. "As obras se arrastam há um ano. Ela não acaba nunca".

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre problemas do CAPs Eulâmpio Cordeiro.

Em 06.05.2024