Doduel Varela apresenta pleito dos orientadores de trânsito e repercute visita a Caps do Cordeiro

O vereador Doduel Varela (PSD) abordou dois assuntos durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (6). Ele apresentou questões salariais reclamadas pelos orientadores de trânsito da cidade, mais conhecidos como “amarelinhos” e repercutiu uma visita ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Eulâmpio Cordeiro de Recuperação Humana, localizado no bairro do Cordeiro

Os orientadores de trânsito são contratados por empresa terceirizada para prestar serviços à Prefeitura. “Recebi reclamação dos agentes que, antes, eles recebiam um salário e meio, quando iniciou o trabalho há cinco anos, e hoje eles permanecem recebendo, de dois anos para cá, um salário mínimo”, disse Doduel Varela. “Os amarelinhos estão reclamando que estão há cinco anos sem receber férias, os tickets de refeição, também, estão congelados há mais de três anos”, ressaltou.

O vereador ressaltou que há denúncias de que os profissionais estão sofrendo pressão para não se reunirem e nem fazerem reivindicações. "Isso é grave e a gente tem que providenciar uma fiscalização aqui para que a gente verifique se, realmente, procedem essas informações”. Ele solicitou a atenção do vice líder da oposição, vereador Rinaldo Junior (PSB), às questões apresentadas.

O outro assunto abordado por Doduel Varela foi uma visita realizada ao Caps Eulâmpio Cordeiro de Recuperação Humana.. Além dele, participaram da visita os vereadores da bancada de oposição, Davi Muniz (PSD),  Alcides Cardoso (PL), Fred Ferreira (PL) e Felipe Alecrim (Novo).

Ele disse terem recebido denúncia de que o “Caps do Cordeiro estava abandonado” e resolveram fiscalizar o local. O vereador relatou  que encontrou vários problemas. Logo na entrada,  o vigilante estava trabalhando em espaço inadequado “ele fazia o relatório dele, relatório diário, com um livro de ponto, numa mesinha lá no canto embaixo da escada, sem nenhuma proteção”.

Também disse que a piscina apresenta “apenas água suja e lodo”, com vários peixes. “Acredite que, por isso, que a larva do mosquito [aedes aegypt]  não se reproduz naquela piscina, porque os peixes vão e comem a larva do mosquito”. Doduel Varela apontou que a quadra está depredada com muito mato e lixo. Além disso, dentro da Caps, relatou ter encontrado  teto com infiltração e água que escorria da piscina, para dentro de algumas salas.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 06.05.2024