Felipe Alecrim repercute visita no CAPS Eulâmpio Cordeiro

O vereador Felipe Alecrim (Novo) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária realizada na manhã desta segunda-feira (6), para repercutir uma visita ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Eulâmpio Cordeiro de Recuperação Humana, localizado no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife. O parlamentar lamentou a situação do local. “O Eulâmpio Cordeiro é um Centro voltado à atenção psicossocial onde muitas pessoas já tiveram suas vidas transformadas. Recebemos denúncias sobre esse equipamento e fizemos uma fiscalização", disse.

“Vimos uma situação precária no Eulâmpio Cordeiro. Há muito tempo nós discutimos nessa Casa inúmeros empréstimos que são solicitados pela Prefeitura, os mesmos são aprovados e deveriam estar servindo para cuidar da nossa cidade e cuidar da vida das pessoas. Mas, o que nós vimos é um verdadeiro abandono. O recifense não tem acesso à saúde básica”.

Felipe Alecrim também disse que existem problemas na piscina, mobiliário e infraestrutura e sugeriu a interdição do Eulâmpio Cordeiro. “Nós pudemos identificar uma piscina com um a dois palmos de água completamente tomada de lodo e insetos, um verdadeiro criadouro de dengue. Parecíamos estar andando num terreno baldio com mato e a quadra poliesportiva simplesmente não existia. Passando por várias salas de atendimento e a recepção, elas estavam tomadas de infiltração e mofo. É preciso que aquela unidade seja interditada para que haja uma intervenção urgente. Nós vamos seguir cobrando providências, com coragem, para que nós possamos fazer da política um dom de servir”.

Grande Expediente - Na tarde desta segunda-feira, o vereador Felipe Alecrim retornou à tribuna da Casa de José Mariano para seguir repercutindo a visita realizada no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Eulâmpio Cordeiro de Recuperação Humana. “Fizemos uma fiscalização num local que deveria estar cuidando e ajudando a vida das pessoas a se libertarem do vício do álcool e das drogas. Eu recebi o contato de muitos recifenses parabenizando o trabalho realizado no Eulâmpio Cordeiro porque há muito tempo tiveram as suas vidas transformadas, a partir de um tratamento que foi realizado naquele equipamento público”.

 Ele pontuou que está elaborando uma série de requerimentos à gestão municipal cobrando ações às unidades de saúde e também reclamou dos gastos da Prefeitura com a publicidade. “Do mesmo modo vimos a situação na Barros Lima e estamos protocolando uma série de requerimentos cobrando providências por parte da Prefeitura. Eu preciso fazer um registro importante porque eu estive lá no Caps, em 2021, e aprovamos nessa Casa pedidos de melhorias e reformas nessas unidades. Depois em junho de 2021 e, posteriormente, em setembro. Completando três anos, a gente volta e nada foi feito", afirmou. O vereador  reclamou dos gastos da gestão com a publicidade e disse que "seguiremos cobrando providências e vamos às unidades de saúde e levar aquilo que é o maior patrimônio do povo recifense: a sua saúde. A oposição nessa Casa é pequenininha, mas tem qualidade, voz e vai exigir”.

No aparte, Davi Muniz (PSD) parabenizou o discurso de Felipe Alecrim e teceu críticas à situação do Saúde Recife . “Quero parabenizar pelo assunto que traz a essa Casa. Faz 15 dias que eu falei do Saúde Recife e do seu distrato aos funcionários da Prefeitura. Poderíamos pedir a CPI do Saúde Recife e essa questão não pode mais esperar. Sobre a infraestrutura do Eulâmpio Cordeiro, o vigilante de lá trabalha debaixo de uma marquise com um birô velho, quebrado”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 06.05.2024