Henrique Costa da Veiga Seixas recebe Medalha de Mérito José Mariano
A mesa de honra da reunião solene foi composta por Valdecir Pascoal, presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco; o desembargador Valdemir Tavares, representando o Tribunal de Justiça de Pernambuco; Carlos Alberto Carvalho, procurador da Procuradoria de Apoio Legislativo do Estado de Pernambuco; Manoel Jerônimo da Defensoria Pública de Pernambuco; Paulo Pugliesi, diretor executivo da Folha de Pernambuco e Gustavo Massa, procurador do Ministério Público de Contas.
Ao dirigir-se à tribuna, o vereador Zé Neto enalteceu o Dia Nacional do Defensor Público e destacou o papel da Defensoria. “Hoje, nos reunimos para celebrar uma instituição vital para a justiça e para a democracia que é a Defensoria Pública. O Dia da Defensoria Pública é comemorado no dia 19 de maio em uma data que nos convida a refletir sobre a importância do acesso igualitário à justiça para todos os cidadãos, independente da sua condição social ou econômica. Os defensores públicos garantem o direito do acesso à justiça previsto na nossa Constituição. Cada vitória conquistada é um passo na direção de uma sociedade mais inclusiva. É fundamental que neste dia de celebração reconheçamos, também, os desafios que a Defensoria Pública enfrenta como a valorização de profissionais e o fortalecimento da instituição que são essenciais para que possam continuar desempenhando seu papel com excelência”.
Zé Neto disse que o trabalho exercido pelo defensor público é de grande relevância para a sociedade recifense. O parlamentar também teceu detalhes profissionais do homenageado. Ele se disse satisfeito em entregar a Medalha de Mérito José Mariano a Henrique Seixas. "Henrique Costa da Veiga Seixas nasceu no Recife e tem uma longa trajetória de dedicação no campo jurídico no Recife e em todo o estado de Pernambuco. Formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) em 2005, se especializou em Direito Processual pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) em 2009. Em 2009, ingressou no Tribunal de Justiça como servidor. Foi coordenador estadual do Projeto “Defensoria Amiga da Comunidade” e do Programa “Conhecer a Defensoria Pública”, atuou como subdefensor de Causas Coletivas em 2016 e como subdefensor Cível e Criminal da Região Metropolitana. E a data de hoje ainda é mais marcante porque tenho a satisfação de cumprimentá-lo e parabenizá-lo também pela sua recondução ao cargo de defensor público-geral por mais 2 anos. Um reconhecimento pelo trabalho institucional que a Defensoria oferece pelo empenho e total dedicação de Henrique Seixas à causa que ele abraçou quando decidiu ser defensor público. Parabéns, Defensoria Pública, e parabéns, Henrique Seixas”.
O defensor público-geral Henrique Costa da Veiga Seixas disse que desde cedo aprendeu com os pais sobre as virtudes da vida e agradeceu aos colegas da Defensoria Pública. “Como cristão, aprendi desde muito cedo com meus pais sobre as virtudes teologais: fé, esperança e a caridade. Hoje, neste momento especial em que se comemora nesta reunião solene o Dia Nacional da Defensoria Pública, vejo aguerridos defensores e defensoras e aqui estão presentes diversos colegas que vieram do interior, Região Metropolitana e capital, agradeço a tão nobre homenagem por meio da concessão da Medalha de Mérito José Mariano. O patrono que dá nome a essa Casa e a esta Medalha, além de ter abraçado a carreira jurídica formou-se na Faculdade de Direito onde conviveu com outros ilustres pernambucanos, a exemplo de Joaquim Nabuco e teve como causa de sua vida a liberdade por meio de luta pela Abolição da Escravatura, missão que converge com o sentimento e ideais da Defensoria Pública”.
O homenageado destacou o nome de José Mariano e o quanto o Patrono da Câmara Municipal do Recife representa para a Defensoria Pública. “Tanto José Mariano, como Joaquim Nabuco, defendiam que a causa da abolição não estaria completa até que toda a população tivesse acesso e garantia a direitos básicos e fundamentais, como a saúde, educação, moradia, transporte, água e a uma vida digna. Atualmente essas causas são atuais e consistem na razão de ser da Defensoria Pública. Em 1940, essa Casa Legislativa fez justiça à memória de José Mariano ao dar-lhe o título de Patrono. José Mariano foi um verdadeiro gigante na luta pela abolição, um homem à frente do seu tempo, cuja coragem e determinação foram fundamentais para a conquista da liberdade de tantos brasileiros".
Ele detalhou números e ações da instituição e agradeceu a todos presentes na solenidade. "Ainda somos uma instituição jovem, temos muito o que avançar. Possuímos 314 delegados e defensores públicos, com atuação em 91 comarcas do Estado, de um total de 130. Com muito trabalho e parceria alcançamos resultados que fortalecem a Defensoria Pública de Pernambuco. Para esse ano, buscaremos por meio de contratação de operação de crédito junto aos bancos de fomento recursos para fortalecimento e ampliação de serviços da Defensoria. Receber a Medalha de Mérito José Mariano não apenas honra e engrandecer a Defensoria Pública, mas traz ainda mais responsabilidade a cada um de nós, defensores e defensoras, em mantermos a chama acesa dos sentimentos e dos ideais de justiça”.
Ao finalizar o evento, o vereador Romerinho Jatobá também afirmou o valor da Defensoria Pública para a sociedade. “Vale destacar as ações sociais como os mutirões de cidadania que fazem cada vez mais se aproximar do povo recifense. Vemos aqui várias comunidades representadas nas galerias da Casa e isso é muito bom porque as pessoas se sentem acolhidas pela Defensoria Pública. A partir de agora, Henrique Seixas carrega no peito a Medalha de Mérito José Mariano, a mais alta comenda que um recifense pode ter. Parabéns!”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 20.05.2024