Marco Aurélio Filho diz que grupo de trabalho visitou hospital e pede informações à Secretaria de Saúde do Estado
O vereador disse que a situação é grave e que os profissionais que trabalham no hospital visitado “estão fazendo a parte deles, mas, infelizmente, o Estado não está fazendo o que deveria ser feito”. O parlamentar acrescentou que os problemas identificados foram anotados e que um pedido de informações será encaminhado à Secretária de Saúde do Estado”.
“Nós precisamos, com muita maturidade, fazer esse debate. Nosso grupo de trabalho visitou o Hospital Barão de Lucena com muita responsabilidade e o nosso GT continuará ativo, continuará fiscalizando”. O Hospital Barão de Lucena, é referência de pediatria no Estado e fica localizado no bairro da Iputinga. “Antigamente, era um hospital de 'portas abertas', que recebia todos. Hoje já não é dessa forma, porque não se tem leito, não se tem estrutura”, lamentou.
UTI NEONATAL – para dar continuidade a esse debate, que iniciou no Pequeno Expediente, o vereador Marco Aurélio Filho voltou à tribuna, durante a reunião Ordinária. Dessa vez, ele debateu o requerimento número 4929/2024, de sua autoria, em conjunto com a vereadora Natália de Menudo (PSB), formulando apelo à secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda do Rego Cavalcanti, para informar sobre a situação das vagas de UTI Neonatal e Pediátrica na rede de saúde do Estado de Pernambuco. “O ofício com essa mesma solicitação já seguiu e agora estamos reforçando o pedido através deste requerimento, para a Secretária responder a esta Casa”.
Marco Aurélio Filho voltou a falar sobre a visita ao Hospital Barão de Lucena. “Observamos uma série de questões. É preciso entender que na organização do SUS, cabe aos governos dos estados coordenar, planejar e executar os serviços de alta complexidade de saúde. Entre esses serviços estão as filas neonatais e as urgências pediátricas. As filas para disputar vagas na UTI no Hospital Barão de Lucena são lamentáveis. Não existe algo inesperado para isso que está acontecendo”.
De acordo com o vereador, a própria direção do Hospital Barão de Lucena disse que fez pedido há vários meses para que a Secretária de Saúde de Pernambuco diga o que pode ser feito, a exemplo de aumentar o contingente para atuar no atendimento da UTI pediátrica. “Diante disso, o que está acontecendo ali não é algo inesperado. Será que a redução do orçamento, com um corte de mais de R$ 1 bilhão para a área da Saúde, não tem como consequência justamente o que está ocorrendo na UTI neonatal? Não seria justamente esta verba que daria para aumentar os serviços da saúde?”, questionou
O parlamentar disse que “a sociedade precisa saber o que está acontecendo na saúde. É desumano e desrespeitoso. A saúde é complexa, mas o corte está fazendo falta”, disse. A vereadora Natália de Menudo parabenizou Marco Aurélio Filho pela iniciativa da visita aos hospitais. “Entrei no grupo representando a Comissão de Saúde da Câmara do Recife, mas também como mãe e mulher. Ver aquelas crianças com falta de ar é desesperador. O que não pode ocorrer é um corte de mais de R$ 1 bilhão na área da saúde. Depois da visita, procurei a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, e ela me disse que, como aquele hospital é de gestão estadual, ela nada pode fazer”
O vereador Chico Kiko (PSB) também parabenizou Marco Aurélio Filho pela visita realizada ao hospital para averiguar a situação dos leitos de UTI neonatal e lembrou que, desde a semana passada, vem “batendo na tecla da saúde do Estado” e acrescentou que “a governadora deixou de investir na saúde para sacrificar o cidadão pernambucano”.
Clique aqui ou aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 27.05.2024.