Osmar Ricardo defende homenagem a Gleisi Hoffmann na Câmara

Aprovado pelo plenário da Câmara Municipal na última segunda-feira (20), o projeto de decreto legislativo n° 11/2024 foi assunto em debate na Casa nesta terça-feira (21). A matéria, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), concede o Título de Cidadã do Recife à deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann – o que gerou críticas do vereador Alcides Cardoso (PL). Em resposta ao colega, o vereador Osmar Ricardo (PT) subiu à tribuna para responder ao colega. Outro tema abordado pelo parlamentar foi o uso de arma de fogo pela guarda municipal.

Em seu discurso, ele fez menções ao que foi dito por Cardoso no plenário, como a alegação de que a Câmara teria sido exposta publicamente por homenagear a dirigente petista. “Ela é uma autoridade nacional. Ela, Alexandre de Moraes e outros de que Vossa Excelência falou aqui. Eu quero dizer que eles podem receber o Título de Cidadão Recifense”.

Osmar Ricardo também rebateu a ideia de que a concessão do Título fere o Regimento Interno da Casa, que determina que a comenda deve ser dada e pessoas que tenham prestado “relevantes serviços ao Recife ou a sua gente”. “Vossa Excelência diz que esta Casa aqui está errada quando dá o Título de Cidadã. Não está, vereador. O senhor tem que ler melhor e entender o que está escrito lá no Regimento”.

Guarda-municipal - O vereador Osmar Ricardo voltou à tribuna na reunião plenária desta terça-feira, dessa vez para discutir o requerimento número 4658/2024, de sua autoria, dirigindo solicitação para que seja reservado o plenarinho da Câmara Municipal, no dia 19 de junho de 2024, das 10h às 13h, visando realizar uma audiência pública para tratar do armamento da Guarda Civil Municipal do Recife. “Desde que assumi o cargo de vereador pela primeira vez sou a favor desse tema”, justificou o parlamentar.

 Ele afirmou que “será uma grande audiência pública”, com a participação de “vários vereadores que também defendem essa proposta”. Osmar Ricardo aproveitou para convidar os parlamentares para a reunião e lembrou que o uso de arma de fogo por parte da guarda municipal é um tema que estava esquecido, mas foi resgatado e trazido ao plenário pelo vereador Alcides Cardoso (PL). “Na semana passada, foi votado um requerimento do vereador Alcides Cardoso (PL) que trouxe esse tema ao debate nesta casa. Foi muito importante esse resgate”.

O vereador lembrou que faz “essa luta em favor da guarda armada” desde a gestão do ex-prefeito do Recife, João da Costa, que foi eleito pelo PT. “Sabemos que armar a guarda será muito útil para a segurança pública. Será preciso apenas treinar o efetivo e fazer cursos com os guardas para que eles possam usar as armas de fogo”

Ainda na sua opinião, o Recife “é a única capital do Nordeste onde a guarda civil não é armada”, apesar de fazer parte do sistema de segurança pública. Osmar Ricardo lembrou que já tramita na Câmara do Recife um projeto de lei Ordinária, o de número 271/2021, de autoria do vereador Doduel Varela (PSD), que dispõe sobre a concessão de porte de arma de fogo para os agentes da Guarda Municipal (GMR).

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre audiência sobre armamento da Guarda Municipal. 

Em 21.05.2024