Osmar Ricardo denuncia situação de famílias que moram sobre canal da Ilha Santa Terezinha

O vereador Osmar Ricardo (PT) disse que, quando chove, a população que mora em palafitas sobre o Canal da Ilha Santa Terezinha, comunidade localizada em Santo Amaro, na Zona Norte, fica em situação de desespero. "Mesmo com as poucas chuvas que caíram recentemente, o canal transbordou e a água subiu meio metro. Já foi o suficiente para o povo ficar com medo, pois o período chuvoso se aproxima e a população se sente abandonada", afirmou, na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife realizada na manhã desta segunda-feira (6).

De acordo com Osmar Ricardo, o transbordamento do canal prejudica não só os moradores das palafitas, mas também todas as famílias que residem nas proximidades, como na Rua da Bola, nas margens da Avenida Agamenon Magalhães, nos aterros e becos do Salgado. "Quero saber quando um técnico da Prefeitura do Recife vai passar por lá para verificar como fica aquela situação. Em anos anteriores, já estiveram lá pessoas da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) e da Defesa Civil, mas não sabemos até agora de nenhum documento que tenha sido feito", disse.

O vereador afirmou que a invasão de casas sobre as palafitas da Ilha de Santa Terezinha é um problema que se arrasta há anos, desde a gestão do prefeito Geraldo Julio. "A invasão começou com 20 palafitas, mas o descaso foi tão grande que agora já são 40 palafitas. Mas, o problema sempre foi varrido para debaixo do tapete. Enquanto isso, os problemas são graves, inclusive a questão ambiental e a de saúde. A população enfrenta sérios problemas, pois convive com gabirus, escorpiões e baratas", disse.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 06.05.2024