Reunião solene homenageia o meio ambiente e a sustentabilidade

Uma reunião solene em homenagem às pessoas e entidades que defendem o meio ambiente e a sustentabilidade, e que orgulham a cidade do Recife, foi realizada na noite desta quinta-feira (9) na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Ebinho Florêncio (Rede). Na justificativa do evento, que ocorreu como um convite para o pensar nas políticas de preservação, o parlamentar evocou o conceito de que “a sustentabilidade é basicamente a capacidade das pessoas de usufruírem de todos os recursos que são naturais da Terra sem a necessidade de comprometer o uso do meio ambiente para as gerações futuras”.

A solenidade foi presidida pelo vereador Felipe Alecrim (Novo), que compôs a mesa de honra com o vereador autor do requerimento; o deputado federal Túlio Gadelha; o presidente da Associação Pernambucana de Energias Renováveis, Rudinei Miranda; a bióloga e doutoranda em biologia, Natália Bandeira; o professor de Biologia, André Maia; e o cientista ambiental Daniel Brandt. “Como representante do povo, sinto orgulho de estar mais uma vez buscando esse reconhecimento aos que realmente contribuem para o crescimento da nossa cidade e de Pernambuco. O nosso Estado é tão grande em extensão quanto em número de recursos naturais renováveis ou não”, considerou o vereador.

Ebinho Florêncio disse que “apesar de tamanha riqueza muitos de nós não nos demos conta” do quanto os recursos naturais podem se tornar limitados se não houver um desenvolvimento sustentável. “A palavra sustentabilidade significa sustentar, cuidar. O conceito como o conhecemos hoje surgiu em 1972, na Suécia, na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente Humano. É buscar soluções ecológicas para diminuir o impacto do homem na Terra garantindo a perpetuidade da vida e a proteção de recursos naturais”, disse, destacando que na Eco-Rio 92, surgiu o termo desenvolvimento sustentável que fortaleceu essa prática.

O parlamentar observou, ainda que o “tripé que apoia a sustentabilidade é formado pelos aspectos ambiental, social e econômico”. Ele também disse que existem ações sustentáveis coletivas e outras que podem ser realizadas individualmente, como reciclagem de lixo, recuperação de áreas degradadas, uso de meios de transportes limpos como a bicicleta, técnicas de plantio sem agrotóxicos, consumo consciente e estímulo ao uso de energias renováveis. “No Brasil existem leis e órgãos para assegurar a preservação do meio ambiente. O desenvolvimento sustentável não será alcançado apenas com a mudança de posturas de empresas e governos. É importante que a população também seja conscientizada”, sublinhou.

O vereador assegurou que “a sustentabilidade é uma forma de regular o capitalismo para que a exploração de recursos e pessoas não aconteça de forma desenfreada, mas que encontre equilíbrio para possibilitar um mundo mais humano e que respeite o meio ambiente”.

Para falar em nome das homenageadas, Nathália Bandeira foi convidada a ocupar a tribuna e a fazer suas colocações. Ela disse que atua há mais de 15 anos na área ambiental e que citou o nome das instituições que  trabalham com a preservação do meio ambiente. A bióloga distribuiu 1 mil exemplares de uma revista com história em quadrinhos, que será entregue a estudantes do ensino fundamental, e que mostra “como a prática da ciência pode impactar na nossa vida”.

Nathália Bandeira acrescentou que sempre acreditou que cada pessoa tem o poder de fazer a diferença na questão ambiental, mesmo que por meio de pequenas ações. “Podemos fazer algo pelo meio ambiente e isso é inspirador e motivador. O nosso compromisso com a preservação do meio ambiente ultrapassa o âmbito pessoal e se torna uma responsabilidade coletiva. É importante que esse compromisso  se torne uma consciência que cultivamos diariamente”. Ela observou que todas as pessoas “têm o poder transformador para alcançar um futuro seguro e próspero”.

O deputado federal Túlio Gadelha, principal representante da Rede Sustentabilidade em Pernambuco, também discursou. “Precisamos olhar para a ciência, enxergar o que está acontecendo com o mundo, entender que nossas ações podem causar impactos irreversíveis na fauna e flora, mas também na vida humana que depende desse ecossistema”. Ele parabenizou o vereador Ebinho Florêncio pela realização da reunião solene e destacou que “a luta do vereador em defesa do meio ambiente é um exemplo”.

 Túlio Gadelha também exaltou o trabalho realizado por todos os ativistas e pelos movimentos sociais que receberam homenagens durante a solenidade e disse que os “bons exemplos fazem a diferença”. O deputado ainda se referiu à crise ambiental que vem se registrando no Rio Grande do Sul e afirmou que ela se tratava de “uma tragédia anunciada”.  Em outro ponto do discurso, o parlamentar falou sobre o Recife, os problemas de trânsito da cidade e do funcionamento dos conselhos municipais de meio ambiente e de mobilidade. Comentou que a população da cidade “parece que está calada porque os espaços de participação da sociedade civil acabaram”

Após os discursos, o vereador Ebinho Florêncio fez a entrega de um certificado aos homenageados, cujo lista completa está abaixo.  Durante a solenidade, o cantor Rudy Barros fez apresentações musicais e, no final, voltou a se apresentar, dessa vez, para cantar o Hino da Cidade do Recife.

  

Lista de homenageados:

 

1 – Anderson Pierre Costa de Santana

2 – André Maia

3 – Anielise Campêlo

4 – Bruna Albuquerque

5 – Camila Silva dos Santos

6 – Carmem Lúcia Tavares dos Santos

7 – Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Recife

8 – Coletivo Salve Beberibe

9 – Daniel Brandt Galvão

10 – Erica Takata

11 – Estevão Santos

12 – Fernando Henrique de Souza Macedo

13 – Gilvania Neves da Hora Morais

14 – Izabel Esteves

15 – Juh Rodrigues e Maria Dantas Gueiros

16 – Kaio Oliveira

17 – Laís Araújo da Silva

18 – Luiz Gustavo Betanin

19 – Maria Eduarda Ferreira da Silva Carvalho

20 – Marinilda Santana Gomes de Freitas

21 – Movimento Catamisto

22 – Nathália Bandeira

23 – Rudinei Miranda

24 – Sérgio Santos

25 – Susanne Batista Galeno

26 – Túlio Gadelha

27 – Vinicio da Silva Soares    

  

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

 Em 09.05.2024.