Reunião solene homenageia Trem do Forró e jovens forrozeiros
A solenidade foi presidida pelo vereador Marco Aurélio Filho (PV), que compôs a mesa de honra com o vereador autor do requerimento; o representante do Trem do Forró, Anderson Pacheco; a representante dos jovens sanfoneiros, Cirlene Menezes; e o representante dos homenageados, Damião Mota. O Trem do Forró está completando 34 anos desde a sua primeira viagem e, nesse tempo, já atraiu mais de 250 mil pessoas em cerca de 1 mil horas, apresentando as tradições da cultura nordestina a turistas e visitantes. O primeiro passeio aconteceu em 1991, como iniciativa do “Programa Pró-Lazer”. O comboio saía do Recife até Caruaru e retornava, depois, à Capital, transportando centenas de passageiros ao som de uma banda de pífanos e forrozeiros. Hoje, o trem vai até o Cabo de Santo Agostinho.
No ano passado, o vereador Rinaldo Junior apresentou o projeto de lei Ordinária (PLO) número 79/2023, que foi votado e aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, concedendo o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Recife ao Trem do Forró. O prefeito João Campos já sancionou a lei. “Hoje é um dia importante. Vou começar pelos jovens sanfoneiros. Vocês têm uma missão importantíssima. As festas juninas do interior estão sendo ocupadas pelas grandes bandas de sertanejo universitário e o nosso talento cultural está sendo deixada de lado. Enxergo esta homenagem como sendo o primeiro passo para que os jovens forrozeiros possam ocupar um espaço, nos festejos juninos, que é bancado por dinheiro público”, disse, acrescentando: “Nossa homenagem é para incentivar e valorizar a cultura popular, que vocês trazem”.
Rinaldo Junior falou sobre a importância de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, criador do baião, do trio de forró pé-de-serra, mas também destacou a tradição criada pelo Trem do Forró. “Esse trem faz o forró autêntico e incentiva o turismo em Pernambuco. Estou muito lisonjeado de ser o autor dessa lei. O trem dá oportunidade de nosso autêntico forró não ser esquecido”. Dirigindo-se ao idealizador do trem, Anderson Pacheco, o vereador disse que “não tem preço” o que ele faz pelo turismo do Recife. Rinaldo Junior encerrou dizendo que enquanto for vereador “o forró e a cultura popular terá vez e voz nesta cidade”. As viagens deste ano do Trem do Forró começam no próximo dia 8 e seguem nos dias 9, 15, 16, 22 e 23 de junho.
Após o discurso, o vereador Rinaldo Junior, fez a entrega de um certificado aos homenageados, cuja lista completa está abaixo. Logo em seguida, o representante do Trem do Forró, Anderson Pacheco, foi convidado a ocupar a tribuna. Em seu discurso ele disse que já está na terceira geração de sanfoneiros que acompanham a locomotiva, pois os primeiros que participaram já são avós; os seus familiares deram continuidade à tradição. Anderson Pacheco também contou histórias da primeira edição do trem do forró e citou nomes como o do superintendente do Metrorec, na época, Roberto Andrade e do então prefeito de Caruaru, João Lyra. “Esses foram os dois que primeiro receberam o trem. Os primeiros maquinistas que hoje são meus amigos Enoque e Coca-Cola, ficaram comigo dez anos, fazendo o trem, além de Ana Flávia, que era do Pro-Lazer”. Ele disse que “o trem é um filho” e defendeu que “é preciso preservar esta cultura”.
A representante dos sanfoneiros, Cirlene Menezes, também fez discurso. “O que dizer com o coração tão grato e feliz?”. Ela afirmou que o reconhecimento feito pelo vereador Rinaldo Junior, para o trem do forró e para os músicos forrozeiros, é “algo grandioso, importante e significativo, para a continuidade de nossa música nordestina”. Em nome de todos os homenageados, falou Damião Mota. Ele lembrou da época em que começou a tocar sanfona e disse que estava feliz em poder representar os músicos, na solenidade. “Parabéns a todos vocês, e sobretudo aos pais e mães que estão aqui presente. Viva o forró e a cultura”. Damião Mota encerrou declamando um poema de cordel.
A reunião solene não podia ocorrer sem apresentação de forró. Cirlene Menezes e Damião Mota fizeram uma apresentação musical acompanhados por vários sanfoneiros e outros músicos do autêntico forró-pé-serra. No final, o vereador Marco Aurélio Filho fez considerações a respeito da solenidade que presidiu.
Lista de homenageados:
- ANA LÚCIA PINHEIRO – PRIMEIRA FUNCIONÁRIA
- ANTÔNIO DE MORAES SILVA – CABO DE SANTO AGOSTINHO
- ANTÔNIO JOSÉ DA SILVA – FUNCIONÁRIO
- EDMILSON ALVES DE SOUZA - MAQUINISTA
- ENOCK RIBEIRO DE ALBUQUERQUE - MAQUINISTA
- IRIS MARIA DE MORAES VASCONCELOS – CABO DE SANTO AGOSTINHO
- JOÃO FRANCISCO DA SILVA FILHO – SANFONEIRO MAIS ANTIGO
- JOÃO LYRA NETO – PREFEITO DE CARUARU
- JOSÉ PEDRO NETO – SANFONEIRO MAIS ANTIGO
- MARCELA CAMPOS – CABO DE SANTO AGOSTINHO
- NANCY CAVALCANTI HENRIQUE – CABO DE SANTO AGOSTINHO
- NATHALIA QUEIROZ – DIRETORA
- PAULO LEIRIA DE ANDRADE – SÓCIO FUNDADOR
- RINALDO DA COSTA BARBOSA – CABO DE SANTO AGOSTINHO
- ROBERTO ANDRADE - SUPERINTENDENTE DA CBTU
- SERVULO ANTÔNIO DA SILVA FERREIRA – CABO DE SANTO AGOSTINHO
- SEVERINO AMARO – SANFONEIRO MAIS ANTIGO
- THIAGO ALMEIDA – INCANSÁVEL
- VERALUCIA OLIVEIRA – INCENTIVADORA DO TREM
- COMPANHIA BRASILEIRA DE TRANSPORTES URBANOS – CBTU –
- FERROVIA TRANSNORDESTINA – FTLSA
Jovens forrozeiros homenageados:
- ANGELO GABRIEL DE OLIVEIRA GONÇALVES – SANFONEIRO
- AUGUSTO JOSÉ MUNIZ – SANFONEIRO
- CAUÊ ZABUMBEIRO
- CIRLENE MENEZES – MADRINHA JOVENS SANFONEIROS
- DAMIÃO MOTA – PADRINHO JOVENS SANFONEIROS
- GUILHERME ROCHA DA COSTA – SANFONEIRO
- JOÃOZINHO DO ACORDEON - SANFONEIRO
- JULIO CÉSAR DA SILVA CARLOS – SANFONEIRO
- 9. PEDRO KAUAN GOMES DE ARAÚJO – SANFONEIRO (Bicampeão do Festival de Sanfoneiros).
- PEDRO MIGUEL ALMEIDA DA SILVA – SANFONEIRO
- YGOR GABRIEL GOMES DE ARAÚJO – ZABUMBEIRO
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 30.05.2024.