Reunião solene presta homenagem a artistas locais

A vocação do Recife para a expressão artística motivou a realização de uma reunião solene na noite desta terça-feira (7), no plenário da Câmara Municipal. O evento foi promovido por iniciativa do vereador Ebinho Florêncio (Rede), que, por meio do requerimento nº 3310/2024, solicitou à Casa que promovesse a homenagem aos artistas da terra. O vereador Ivan Moraes (PSOL) presidiu a cerimônia.

Ao todo, foram 46 artistas homenageados por seus trabalhos em linguagens como a música, o audiovisual e a dramaturgia. A reunião foi pontuada por apresentações musicais de dois deles, os cantores Rudy Barros e Jessé Paiva.

Em seu discurso ao plenário, Ebinho Florêncio enalteceu a força da cena artística da capital pernambucana. “Nosso Recife é um berço de artistas extraordinários que encantam o mundo inteiro e arrancam aplausos de admiração e reconhecimento. Em cada bairro, rua, mercado ou casa, existe um artista assumido ou latente. Respiramos arte. Respiramos cultura e isso nos torna mais fortes e não desistimos nunca. Sinto muita felicidade em cumprimentar e homenagear cada um de vocês que aqui se encontra”.

Além dos vereadores, a mesa de honra do evento foi composta pela produtora cultural Marcia Cabral; o gestor do Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo, Carlos Carvalho; e o compositor José Ramos de Oliveira.

O cantor e compositor Novinho da Paraíba representou os homenageados na tribuna da Câmara. Natural de Monteiro (PB), ele fez uma declaração de afeto a Pernambuco. “Eu sou Novinho da Paraíba e eu sou cidadão de Pernambuco, esse Estado que me abraçou. Eu moro aqui, aqui tenho os meus filhos, é aqui que a gente recolhe impostos. Esse Estado acolheu a gente e eu tenho orgulho”, disse. “Eu quero saudar e parabenizar todos que estão aqui, os familiares, todas as pessoas. Artista é uma cadeia, é toda essa gente que gera”.

Professora de arte e fundadora da Orquestra Malassombro, Sônia Cristina da Cruz foi a voz das homenageadas na tribuna. “É um prazer enorme estar no meio da cultura de todas as pessoas que fazem o Recife ser o que é, que fazem Pernambuco ser o que é, e que fazem a Região Nordeste ser o que é”, disse. “Eu agradeço pelo espaço de poder representar com palavras esses pares”.

Ao final da solenidade, o vereador Ivan Moraes refletiu sobre a importância econômica da cultura no Brasil. “Enquanto produtor audiovisual e enquanto escritor não poderia presidir uma cerimônia como esta sem dizer um pouco da importância que a cadeia produtiva da cultura tem para o nosso país e o quanto essa cadeira produtiva precisa ser fomentada”, disse. “A economia do Brasil, em 2020, representava mais de 3% do PIB nacional, somando mais de R$ 240 bilhões. Para a gente ter uma ideia, a indústria do automobilismo – o mercado de fazer carros, que sempre recebe muito subsídio do Governo Federal –, em 2020, foi responsável por 2,5% do PIB, menos do que a cadeia produtiva naquele tempo”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 07.05.2024