Rinaldo Junior defende ações da gestão municipal e critica oposição

No final da manhã desta terça-feira (14), o vereador Rinaldo Junior (PSB) dirigiu-se à tribuna da Casa de José Mariano para tecer críticas à oposição da Câmara diante das afirmações em relação à gestão municipal. “É natural esse desespero da oposição. E não é à toa que a gente encontra, hoje, o povo do Recife aprovando esse governo porque é uma administração que entrega ações”.

Rinaldo Junior citou que a oposição diz que “o prefeito estaria pedindo muitos empréstimos” e pontuou que o Recife possui condições de solicitar empréstimos diante do crédito positivo que a capital pernambucana possui. “Só pede empréstimo quem tem saúde financeira e quem tem um índice de pagamento como o CAPAG B (Capacidade de Pagamento). Fiquei muito estarrecido com uma frase de um vereador dizendo que “os empréstimos adquiridos deveriam servir por exemplo para pagamento do 13º salário dos servidores ativos e inativos”. Isso não é verdade. Eu tive o cuidado de ligar para a Controladoria, pegar o fluxograma de pagamento no mês de novembro e dezembro. Talvez o parlamentar foi enganado, mas no dia 30 de novembro a Prefeitura pagou o salário de novembro dentro do próprio mês. No dia 4 de dezembro em parcela única e o 13º salário no dia 12 de dezembro. Contra fatos não há argumentos”.

Rinaldo Junior também lamentou que não sejam reconhecidas, pela oposição, as obras de infraestrutura em andamento com o objetivo de garantir  segurança à população da capital pernambucana, assim como requalificações em praças públicas e o programa Gramadão. “Também deixou-me estarrecido o fato de que um parlamentar esteja torcendo para as chuvas. Tem que entender que a nossa cidade vem se preparando e esses empréstimos, muitos deles, não contaram com o voto do vereador de oposição. E a quantia destinada foi possível para que a gente destravasse obras importantes como a barreira da rua Aline, esperada por décadas. Escutei também que investimentos em praças e pisos emborrachados seriam desnecessários e que seria mais importante fazer em outros lugares. Praças e parques públicos com qualidade são assim em Nova Iorque, Holanda e na Inglaterra. E para o nosso povo é necessário, sim. Mais uma vez o parlamentar oposicionista foi deselegante, principalmente com o povo pobre que espera o melhor. Ouro aspecto foi em relação aos investimentos em campo de futebol. O Gramadão é um sucesso e é grande a quantidade de jovens periféricos pretos e pobres que ali estão com um sorriso largo”.

No aparte, a vereadora Natália de Menudo (PSB) informou que, a cada quatro meses, a Secretaria de Saúde faz uma reunião com a Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife com o objetivo de prestar contas de todas as ações da gestão municipal e pontuou que a oposição não participa dos encontros. A parlamentar também comentou sobre os aspectos positivos que vêm ocorrendo nas inaugurações de praças públicas.  “Na reunião da Comissão onde a secretária Luciana Albuquerque participa, além de mim e do vereador Tadeu Calheiros (MDB), ela passa um relatório de tudo o que foi feito e do que vai ser feito. Seria interessante a oposição participar e para somar junto com a gente. Sobre as praças que foram temas de debate, tem uma Praça da Infância, em San Martin, onde você passa ali todos os dias e finais de semanas, e tem muita criança brincando. Os pais não têm condições financeiras de levar para outro lazer e a Praça da Infância é aquele momento de interação importante. Já no Gramadão vemos aqueles jovens tão felizes e ansiosos porque não têm condições financeiras de pagar um campo particular. Ali, é um momento deles e onde muitos estão longe das drogas”.

O vereador Samuel Salazar (MDB) ressaltou que a gestão municipal tem feito diversas obras na cidade e também afirmou, assim como Natália de Menudo, que a oposição não tem participado da reunião da Comissão de Finanças da Câmara Municipal do Recife. "Seja na área de esportes, saúde, educação e na infraestrutura social, o que o prefeito João Campos tem feito nunca se viu na história do Recife. Eu não estou dizendo que o prefeito vai resolver todos os problemas, mas com certeza será o prefeito que mais terá feito obras na nossa cidade. Posso citar obras como a da rua Aline, em Água Fria, que chega a ser negativo o corte da barreira. E a gente torce e pede a Deus para que as chuvas que estão por vir não causem maiores transtornos. Essa obra era para ter sido feita há 50 anos.  Então, Recife está avançando. Na Comissão de Finanças, a cada quadrimestre, a gente faz a avaliação de metas e a Secretaria de Finanças sempre apresenta os resultados. E nunca vi um vereador de oposição dessa Casa participar, nem das reuniões ordinárias, nem da avaliação de quadrimestre. E criticar o Gramadão  é errado,  porque hoje você dá oportunidade para os jovens. Se o prefeito não faz o Gramadão a oposição ia dizer que a Prefeitura deixou os campos de várzea na lama. É um absurdo”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 14.05.2024