Rinaldo Junior faz retrospectiva e elogia atuação da Prefeitura na prevenção a desastres
Após se solidarizar com as famílias que perderam seus entes queridos no desastre ambiental, Rinaldo Junior recuperou um discurso feito pelo vereador Marco Aurélio Filho (PV), também nesta terça-feira, em que o parlamentar refletiu sobre as iniciativas adotadas desde as chuvas de 2022. “Eu levantei hoje e tive o mesmo sentimento que Vossa Excelência teve”, comentou. “O que nós fizemos de dois anos até hoje? Qual era o nosso papel, qual era o nosso dever?”
Para Rinaldo Junior, tanto a Prefeitura quanto a Câmara Municipal têm trabalhado para avançar na proteção das áreas de risco do Recife contra as chuvas e alagamentos e no apoio à população afetada. “Eu descobri que, nos últimos dois anos, com o auxílio [aprovado pela] Câmara Municipal do Recife, com a aprovação dos empréstimos, apesar de parte da oposição à direita continuar votando contra, a gente conseguiu um feito histórico. São cerca de 3 mil obras de 2021 até hoje em áreas de risco do nosso município. O nosso papel de legislador foi feito. O papel da Prefeitura vem sendo feito”.
O vice-líder do governo deu destaque a ações no âmbito do Programa Parceria, a criação do Centro de Operações do Recife e aprovação, em 2023, de um empréstimo de cerca de R$ 2 bilhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para intervenções em áreas de risco. De acordo com ele, as iniciativas já beneficiam aproximadamente 100 mil pessoas.
Em aparte, Marco Aurélio Filho reforçou as palavras do colega. “A sua fala é muito pertinente no sentido de valorizar esta Casa, de valorizar este Poder, de fazer ecoar o nosso trabalho com muita responsabilidade, porque me causa muita estranheza quando eu vejo, infelizmente, alguns colegas levando para um outro lado – politizando um debate que, na verdade não é o que o Recife quer e que o Recife tanto precisa”.
A vereadora Aline Mariano (PSB) também teceu elogios à gestão municipal. “O prefeito João Campos vem dando uma demonstração de responsabilidade. Não dá para fazer politicagem, para torcer pelo ‘quanto pior, melhor’ em uma área tão sensível quanto essa”.
O líder do governo, Samuel Salazar (MDB), aprofundou os elogios ao Programa Parceria. “É aquele programa que chega, realmente, na pontinha, onde seria difícil que a prefeitura fizesse um processo licitatório especifico para fazer determinada obra. O programa parceria chega na ponta, fornecendo material, orientação técnica, e a comunidade se engaja para fazer aquela obra importantíssima”.
Já o vereador Almir Fernando (PSB) afirmou que a saída da antiga gestão federal e a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também têm beneficiado o Recife, uma vez que o atual chefe do Executivo federal “tem dado as condições necessárias, junto com esta Câmara, que também deu o apoio necessário ao prefeito para que ele pudesse trazer investimentos, trazer recursos”.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 28.05.2024