Rodrigo Coutinho faz sugestão de termo de cooperação entre Câmara do Recife e Câmara de Porto Alegre
“Até a manhã de hoje, a gente tem o número de 147 mortes, 125 desaparecidos, 806 feridos, diversos animais resgatados e mais de 10.000 já estão em abrigos. Dentre eles, vimos uma cena que chamou a atenção de todo o país de um cavalo no telhado de uma casa. O aumento da chuva, só nesse final de semana, fez com que o número de desabrigados pulasse de 441 mil para 618 mil. Mais de 81 mil estão em abrigos e 538 mil em casas de amigos ou parentes. Porto Alegre, que não é banhado diretamente pelo Oceano Atlântico, teve 447 das 497 cidades existentes afetadas. Dentre as quais, Porto Alegre, a capital, Canoas, Vale do Taquari e Eldorado do Sul, com 98% de sua área atingida, é uma das cidades que, praticamente, todos os moradores tiveram que sair. Realmente, uma situação extremamente preocupante”.
O parlamentar citou dados do Governo Federal e fez uma sugestão de cooperação para ajudar o Rio Grande do Sul. “O Governo Federal vem anunciando medidas e vai injetar mais de R$ 50 bilhões de reais na economia do Rio Grande do Sul. Os trabalhadores assalariados terão direito à antecipação do salário, antecipação do mês de maio do Bolsa Família, Auxílio Gás, enfim, diversas medidas serão tomadas. Haverá o aporte de R$ 4,5 bilhões de reais do Fundo Garantidor de Operações, por meio do Pronam. Temos uma região completamente arrasada produtora de arroz e de alguns outros importantes mantimentos da nossa agricultura”.
Rodrigo Coutinho sugeriu que fosse criada uma Frente Parlamentar entre a Câmara Municipal do Recife e Câmara Municipal de Porto Alegre. “Que possamos discutir formas desse poder legislativo municipal de poder ajudar o Rio Grande do Sul. São diversas as cidades que precisam do nosso apoio e a gente precisa intermediar, junto ao governo do Estado e Prefeitura do Recife, uma forma de adotar uma dessas cidades e criar compensações tributárias”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 13.05.2024