Rodrigo Coutinho sugere criação de Comissão Interpartidária

O vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) debateu o requerimento nº 4995/2024, de sua autoria, dirigindo indicação ao presidente da Câmara Municipal do Recife para providenciar a criação de uma Comissão Interpartidária, com o intuito de tratar dos assuntos relacionados à calamidade acometida em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O assunto foi levantado na tribuna da Casa de José Mariano, na reunião plenária realizada nesta terça-feira (28). A proposição foi aprovada.

“Esse importante requerimento em questão visa criar uma Comissão para que a gente possa discutir, em conjunto com outros poderes legislativos municipais, a criação de critérios e mecanismos minimizando impactos causados por questões ambientais. O Rio Grande do Sul, hoje, vive um momento de muita dificuldade, luta e adversidade. É preciso criar uma Comissão para dialogar e tentar construir um termo de cooperação entre esse Poder Legislativo e o de Porto Alegre. Que possamos, eventualmente, não só ajudar. Mas, sobretudo, aprender com esse caos e com esse tão penoso e difícil momento”.

Rodrigo Coutinho salientou que o Poder Legislativo municipal poderia criar critérios e protocolos de como minimizar impactos ambientais e enalteceu a importância da Comissão. “Os impactos ambientais todos os anos assolam não só o Recife, como em diversas cidades do Brasil. Na adversidade aprendemos muito e é nesse intuito que estou propondo criar essa Comissão implementando medidas importantes, tanto do ponto de vista da Defesa Civil, quanto do ponto de vista de planejamento urbano. Por meio de um bom planejamento urbano, temos formas de minimizar os alagamentos”.

No aparte, Felipe Alecrim (Novo) parabenizou Felipe Coutinho e observou que o Poder Legislativo pode promover políticas públicas que ajudem na melhoria da qualidade de vida dos recifenses. “Quero parabenizar pela criação dessa Comissão e já peço para que o meu nome conste. O Brasil todo se comove com tudo aquilo o que acontece no Rio Grande do Sul. Sabemos da dificuldade que o Recife, de um modo muito particular, atravessa todas as vezes quando chove. Nós precisamos nos precaver e essa Casa tem uma missão ímpar também de construir políticas públicas que contribuam com essa realidade. Necessitamos de projetos que minimizem os estragos ocasionados pelas chuvas”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 28.05.2024