Ronaldo Lopes repercute reportagem sobre falta de medicamentos
“Uma senhora, que foi entrevistada, chegou com a sua caixinha de isopor para pegar o medicamento e infelizmente o que ela recebeu de retorno foi que não tinha a insulina para levar para casa. As pessoas, que têm diabetes, se não tomarem insulina podem sofrer vários danos à sua saúde e até mesmo perder a sua vida”, frisou o parlamentar.
Ronaldo Lopes também fez outras críticas sobre a situação em unidades de saúde do município. “Está faltando equipamentos no Hospital Infantil Helena Moura, está sobrecarregado o atendimento na Maternidade Barros Lima, está faltando material e insumos nos postos de saúde, como no Córrego da Bica, que tá faltando até papel higiênico e material de prontuário. Isso é um absurdo.”
Segundo o vereador, um dos motivos da sobrecarga nas policlínicas foi o fechamento dos atendimentos noturnos nas Upinhas e a falta de insumos nos postos de saúde. “No Pina, mais de duas semanas as pessoas enfrentam essa dificuldade, vão e voltam, compram a fita e outras coisas, mas não conseguem ter a insulina. Infelizmente, precisam se dirigir às unidades de saúde para tomar a insulina. Algo que se pegasse no posto ou nas policlínicas não ia precisar sair de casa para tomar uma insulina numa emergência. E as emergências vão ficando sobrecarregadas”.
Calçamento da rua Arca de Noé – O vereador Ronaldo Lopes voltou a ocupar a tribuna da Câmara nesta segunda-feira para discutir o requerimento nº 4282/2024, de sua autoria. Em votação durante a reunião, a matéria – que foi aprovada pela Casa – solicita Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) que autorize um serviço de recuperação de paralelepípedos na rua Arca de Noé, no bairro do Brejo da Guabiraba.
“Esse requerimento é importante para fazer algumas manutenções na via onde aquela comunidade existe, porque muitos idosos, muitas pessoas com deficiência têm dificuldades no ir e vir, na sua mobilidade”, disse o parlamentar.
Segundo Lopes, o seu pedido é uma solicitação de urgência, uma vez que outro requerimento seu, de nº 4709/2023, que solicita a recuperação asfáltica da rua Arca de Noé, ainda não foi atendido pela Prefeitura. “Nós andamos na comunidade, nós apresentamos ofício à Emlurb. Nós fomos pessoalmente à Emlurb, sentamos com o pessoal da diretoria da Emlurb, mostrando a dificuldade que aquela comunidade enfrenta, mas, sobretudo, as soluções que essa comunidade necessita e pede todos os dias. Foi aprovado esse requerimento, mas até o momento a obra não chegou”.
Em aparte, o vereador Davi Muniz (PSD) também criticou a gestão municipal por não ter atendido requerimentos de sua autoria. “Por exemplo, sobre a rua Doutor Aloisio Marques: eu tenho um requerimento aprovado em 2017 e em 2022. Uma rua em que o esgoto está a céu aberto”.
Clique aqui ou aqui e assista as matérias do TV Câmara do Recife.
Em 20.05.2024