Samuel Salazar defende projeto de contratação de empréstimo da Prefeitura

Em meio ao debate sobre o projeto de lei do Executivo nº 17/2024, o líder do governo municipal na Câmara do Recife, vereador Samuel Salazar (MDB), subiu à tribuna nesta segunda-feira (27) para defender a proposta da Prefeitura. O texto, que trata da contratação de uma operação de crédito de até R$ 200 milhões junto à Caixa Econômica Federal, foi aprovado pelo plenário da Casa de José Mariano em primeira discussão.

A operação ocorre com garantia da União no âmbito da linha de Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (FINISA). Segundo o Poder Executivo, os recursos servirão para ações em três eixos: desenvolvimento da infraestrutura urbana e espaços de interesse público; melhoria do saneamento, drenagem e urbanização de áreas do Recife; e melhoria do sistema viário.

Em seu discurso, Salazar procurou responder a críticas da oposição, que alega que haveria pouca transparência sobre a destinação dos recursos. “Se você pegar o projeto, está lá escrito: três eixos para onde se destinarão esses recursos”, afirmou. “Quem acompanha o Diário Oficial, quem acompanha o Portal da Transparência pode muito bem acompanhar quais são as obras da Secretaria de Saneamento, que tem obras específicas”.

O líder do governo na Casa não deixou de mencionar ações recentes da Prefeitura relacionadas aos eixos indicados no projeto, como o programa de qualificação viária Rua Tinindo e as obras de saneamento na estação de tratamento do Cordeiro. Ele lamentou, ainda, a ausência dos vereadores de oposição em discussões que antecedem a tramitação no plenário, como as reuniões de comissão.

Diversos vereadores se enfileiraram para apartear o líder do governo. A vereadora Natália de Menudo (PSB) e os vereadores Chico Kiko (PSB), Almir Fernando (PSB) e Luiz Eustáquio (PSB) demonstraram apoio à proposta da Prefeitura.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 27.05.2024