Solenidade na Câmara presta homenagem a mães atípicas
Após a exibição de um vídeo no plenário, Elaine Cristina subiu à tribuna para prestar um relato da sua própria história como mãe de um menino atípico. A parlamentar ressaltou a importância do cuidado, reconhecimento e acolhimento das pessoas que cuidam. “Ao longo de minha trajetória enquanto mãe de Pedro, precisei enfrentar inúmeras lutas e desafios. Sempre enfatizo que é de extrema importância o reconhecimento da atuação de uma mãe atípica, porém sempre peço para que não nos coloque no lugar de guerreira, pois isso nós não somos”.
As ações do seu mandato para fomentar a garantia dos direitos das pessoas com deficiência também foram repercutidas pela vereadora em seu pronunciamento. “Como vereadora e mãe atípica, tenho dedicado minha legislatura para lutar pelos direitos e pela inclusão de pessoas com deficiência em nossa sociedade. Algumas das ações que tenho empreendido na Câmara Municipal incluem a proposição de projetos de lei, como o que obriga a disponibilização de fraldários acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em estabelecimentos públicos e privados de grande circulação e uso coletivo”.
Após a entrega de certificados às 58 pessoas homenageadas – das quais, 57 mães e um pai – a presidente da Associação de Doenças Neuromusculares, Suelen Silva, ocupou a tribuna para tecer suas considerações. Também homenageada, ela representou as mães atípicas na reunião solene e falou sobre a sua experiência de cuidado – uma história de alerta sobre o adoecimento das pessoas que cuidam de outras.
“O nosso lugar é onde quisermos estar, voar alto, nos empoderarmos umas nas outras, voltar ao mercado de trabalho, se cuidar, namorar, estudar e fazer o que quisermos”, disse. “Mas precisamos de apoio. Precisamos do apoio dos nossos governantes. Precisamos de políticas públicas que nos apoiem e apoiem também, é óbvio, os nossos filhos. Quando eles não estão bem, a gente também não está bem”.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 16.05.2024