Tadeu Calheiros manifesta apoio ao Programa Vacina Nota 10

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (27), em primeira discussão, o projeto de lei do Executivo nº 15/2024, que tem como objetivo instituir o programa Vacina Nota 10 na rede pública municipal de ensino e criar cargos em comissão. Antes da votação, o vereador Tadeu Calheiros (MDB) ocupou a tribuna da Casa para declarar seu voto favorável à matéria.

O Programa Vacina Nota 10 tem como objetivo melhorar o acesso à imunização no Recife por meio da conscientização e do debate, bem como por meio de ações de controle de registros vacinais e da promoção de mutirões de atualização das cadernetas de imunização.

Calheiros mencionou a necessidade de reverter pioras na cobertura vacinal da capital como um dos fatores que tornam a medida necessária. Segundo o parlamentar, doenças como a poliomielite – erradicada nas Américas desde 1991 – correm o risco de voltar devido às dificuldades atuais de manutenção de cobertura vacinal.

O vereador criticou, ainda, o uso político-eleitoral da pauta da vacinação. “Votar contra um projeto desse é votar contra a saúde. Votar contra um projeto desse é usar politicamente esta bancada para fazer política partidária”, disse. “Vigiar os cargos, vigiar a coisa pública e o seu uso vão ter o meu apoio e a gente vai estar junto nessa vigilância. Mas ir contra um projeto que vai levar vacina e vai facilitar acessibilidade para as pessoas terem vacinação – contra taxas que botam o risco que doenças erradicadas nas Américas retornem – é votar contra a saúde da cidade do Recife”.

Em apartes a Tadeu Calheiros, as vereadoras Cida Pedrosa (PCdoB) e Aline Mariano (PSB) também manifestaram suas posições favoráveis ao projeto.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 27.05.2024