Wagner Gomes é o mais novo Cidadão do Recife

Conhecido pelo trabalho de radialista e jornalista, destacando-se atualmente no Comando das Manhãs da Rádio CBN, ao lado de Geraldo Freire, o sertanejo Wagner Gomes recebeu o Título de Cidadão do Recife na noite desta quinta-feira (16), na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Wilton Brito (PSB). Como o parlamentar está licenciado, quem o representou na solenidade, foi o líder da bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB), vereador Rinaldo Junior. A honraria foi concedia porque o homenageado, de acordo com a justificativa, tem “vasto e louvável currículo acadêmico” e também porque “se tornou conhecido na Capital Pernambucana pela sua experiência profissional”.

A solenidade foi presidida pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB), que compôs a mesa com o vereador Rinaldo Junior, no ato representando o vereador Wilton Brito, autor do decreto legislativo; com o jornalista e homenageado Wagner Antony Gomes e Silva; e o membro da comissão e cultura da Ordem do Advogados do Brasil (OAB-PE), Flávio Domingues. A execução do Hino Nacional, de praxe na abertura dessas solenidades, foi interpretado por Ed Carlos e violão de Públius.

Ao ocupar a tribuna e fazer suas colocações, o vereador Rinaldo Junior disse que estava “muito feliz em entregar este Título que foi proposto pelo meu amigo e parceiro político Wilton Brito. Eu fui o escolhido para esta tarefa porque ele está licenciado. Acho que é muito justo e acertado entregar este Título de Cidadão a Wagner Gomes, pois ele é um comunicador extraordinário, que está na casa de vários recifenses, com sua arte, com sua forma legal de se comunicar com os outros”.

Rinaldo Junior lembrou que o decreto legislativo foi aprovado por unanimidade, quando Wilton Brito fez a proposição. “Foi uma proposta muito acertada. Esta Casa faz justiça a esse comunicador. Este, portanto, é um reconhecimento a esse jornalista, que recebe esta honraria no dia do seu aniversário ”, disse. Em seguida, ele fez um breve perfil de Wagner Gomes e afirmou que nasceu em Arcoverde, interior de Pernambuco, em 16 de maio de 1974, mas foi no Recife que viveu boa parte de sua vida, e onde teve oportunidade de estudar e construir uma carreira como jornalista e radialista.

Wagner Gomes, de acordo com Rinaldo Junior, passou a infância e a adolescência em Arcoverde, de onde saiu em 1992 para o Recife, com o objetivo de completar os estudos. Fez vestibular para Engenharia, foi reprovado no vestibular e voltou para a cidade natal onde em 1994 assumiu o posto de locutor e operador de áudio na Rádio Itapuama FM de Arcoverde. Essa foi a sua primeira experiência profissional.

Anos depois, disse o vereador, Wagner Gomes retornou ao Recife e resolveu fazer faculdade de Comunicação Social, habilitação Jornalismo, tendo concluído no ano de 2002. Na condição de estudante, fez estágio em vários veículos de comunicação, atuando na TV Pernambuco; na Rádio Universitária e na Rádio Jornal AM. Wagner Gomes fez cursos de especialização, tornando-se referência na área de comunicação. Possui MBA pela Universidade Estácio de Sá em Comunicação Eleitoral e Marketing Político e especialização nas áreas de Media Training e Planejamento Estratégico pela Comunique-se Escola de Comunicação.

Entre os anos de 2004 até 2010, ainda segundo Rinaldo Junior, o jornalista trabalhou como apresentador e produtor executivo do Programa Super Manhã, da Rádio Jornal. Apresentou também o Programa O Povo na TV, pela TV Jornal; foi gerente de Difusão por Áudio e Vídeo na Secretaria de Imprensa de Pernambuco; âncora do Programa JC News Edição do Meio-Dia; Super Manhã, Radar, Balanço das Notícias, JC Veículos e Mesa de Bar na Rádio Jornal do Commercio (Recife). Atualmente é âncora na CBN.

Após o discurso, Rinaldo Junior fez a entrega do Título de Cidadão do Recife, com a respectiva medalha, a Wagner Antony Gomes e Silva. Na sequência, o mais novo cidadão recifense ocupou a tribuna e discursou. “É uma emoção muito grande ser abraçado oficialmente pela cidade que abracei, que escolhi e que me deu todas as condições de desenvolver a atividade que escolhi. Quando eu vim do interior para cá, tinha medo desta cidade muito grande. Mas, a cidade foi me abraçando, me escolhendo. E hoje, fico muito feliz porque aquilo que o Recife me deu, hoje, começo a devolver em forma de trabalho, de dedicação e também de militância a uma causa muito importante que é à cultura pernambucana e do Recife”.

Wagner Gomes disse que desde criança tinha encantamento pelo Recife e lembrou de histórias da infância, com referências à capital pernambucana. “Sempre que eu vinha aqui, decorava o nome de ruas e avenidas”. Mais adiante do discurso, falou da época em que já estudava jornalismo e dos contatos que manteve, naquele período, com Aldecir Lima e Rembrandt Júnior. Finalmente, falou de vários momentos que marcaram sua vida profissional, dos trabalhos que desenvolveu com Graça Araújo e Geraldo Freire, e do Programa Mesa de Bar, que hoje chega à edição de número 500 e que em dezembro faz 10 anos que está no ar. “O Recife é ponto de partida para todas essas conquistas. A cidade que me acolheu e que ganhou meu encanto e meu respeito, ganha em mim uma voz difusora de sua cultura, de sua história e do seu povo acolhedor”.

Ao final, o vereador Aderaldo Pinto fez comentários sobre a reunião solene que presidiu e convidou a todos os presentes para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 16.05.2024