Zé Neto repercute reunião de pesquisa e inovação do G20 no Recife
"Quero ressaltar a importante participação do secretário Executivo de Transformação Digital do Recife, Felipe Cadena, que debateu o painel “Como os governos federal, estadual e municipal têm fomentado a inovação aberta na gestão pública em Pernambuco?”.
Estiveram em pauta, temas como democratização da ciência, preservação da Amazônia, biodiversidade, transição energética, controle de pandemias e políticas de promoção da diversidade entre outros. Segundo Zé Neto, o Recife ocupou um lugar de destaque durante a reunião e não só por sediar o encontro, mas por "abrigar um dos maiores ecossistemas de tecnologia e inovação, o Porto Digital”, afirmou.
O vereador disse que a cidade se destacou, ainda, pela apresentação de uma série de iniciativas com o uso da inovação. “Desde 2021, quando João Campos assumiu a gestão, a Prefeitura do Recife vem implementando uma série de mecanismos de transformação digital que coloca as cidadãs e os cidadãos no centro das decisões”, afirmou.
Como exemplos, ele citou a criação da primeira Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do município. “Desde que assumiu a secretaria, Rafael Figueiredo vem liderando iniciativas de transformação digital na cidade, a exemplo da vacinação da covid-19”. O vereador lembrou que “no auge da corrida para imunizar o maior número de pessoas possível, [o Recife] implantou um sistema para vacinação em massa que não gerou filas e aglomerações nos pontos de vacinação, teve rápido alcance a diversos grupos populacionais e maior eficiência no gerenciamento de estoques dos imunizantes”. Ele se referiu à plataforma Conecta Recife.
“O resultado foi tão expressivo que a cidade se tornou referência nacional em vacinação contra a covid”, disse. Zé Neto aproveitou a ocasião e citou outras iniciativas implementadas pela gestão municipal, como o Eita Labs - que garantiu soluções inovadoras orientadas pelo conceito de cidades inteligentes; o absens, uma solução que diminui o tempo de espera em filas para consultas, exames e procedimentos de média e alta complexidade, regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS),
“Outra é o Supervisão, a solução que permite a coleta de dados sobre a qualidade das vias públicas em tempo real, auxiliando a Prefeitura do Recife a planejar e executar melhor os recursos públicos da cidade para pavimentação de ruas e avenidas, evitando assim o desperdício de dinheiro”. Zé Neto disse que o Recife foi a primeira capital do Brasil a criar e colocar no ar uma plataforma digital pública que tem como foco a empregabilidade das pessoas: o Go Recife. “Atualmente, já são mais de 116 mil candidatos e 2 mil empresas cadastradas no Go Recife para ofertar vagas de emprego”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 28.05.2024