Aline Mariano defende empréstimos da Prefeitura e faz críticas à oposição municipal e à gestão estadual

Os embates entre os grupos políticos que opõem, hoje, os governos do Recife e de Pernambuco estiveram em cena na tribuna da Câmara Municipal. Em um discurso proferido durante a reunião plenária desta segunda-feira (17), a vereadora Aline Mariano (PSB), teceu comentários críticos à atuação dos vereadores que compõem a oposição ao prefeito João Campos (PSB) na Casa de José Mariano. No pronunciamento, ela também fez críticas à condução do Estado, chefiada pela governadora Raquel Lyra (PSDB).

Mariano deu início à sua intervenção no plenário rebatendo as críticas constantes feitas pela oposição municipal aos empréstimos contratados recentemente pela Prefeitura. “Diferente do que se tenta veicular sempre aqui por parte da oposição, as operações de crédito feitas com muita competência priorizam áreas importantes da nossa cidade  e vêm fazendo, sem duvida alguma, a diferença na vida da nossa população. São obras e grandes entregas que fazem de João Campos o prefeito mais bem avaliado do país e será o mais votado do Brasil após as eleições desse ano”.

A vereadora citou a realização de obras em encostas e em equipamentos de lazer que prometem reduzir a violência na capital como exemplos dos investimentos feitos pelo Executivo a partir dos recursos advindos das operações. “São recursos que chegam à nossa cidade por meio de parcerias com o Governo Federal, bancos públicos e organismos internacionais. Para fazer essas operações, meus senhores e minhas senhoras, tem que ter gente competente na gestão. Tem que ter time afiado para entregar projetos adequados para que haja captação de recursos”.

Para Aline Mariano, a oposição municipal age de forma coordenada para desacreditar a gestão do Recife, sem dar atenção a falhas do Governo do Estado. “De um lado um prefeito arrojado, corajoso, ousado, acostumado a ir pra cima dos grandes desafios. Do outro lado, uma gestão [estadual] que tem um time sem capacidade sequer para buscar recursos em benefício da nossa população", afirmou. “Uma governadora que não agrega, que não consegue ser admirada nem mesmo pela sua base de apoio na Alepe [Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco]".  Para ela, a governadora tem apresentado "dificuldade de se comunicar”.

Grande expediente- Em outro momento da reunião Ordinária desta segunda-feira, no chamado grande expediente, a vereadora Aline Mariano retornou à tribuna para dar seguimento às críticas à oposição da Casa em relação à operação de crédito contraída pela gestão municipal. A parlamentar também ressaltou que era preciso que os parlamentares de oposição reconheçam o que a gestão tem feito.  

“A oposição faz ilações sobre a finalidade dos recursos. Isso é realmente lamentável. E são lamentáveis os questionamentos acerca de empréstimos a organismos internacionais e a bancos públicos. A gente sabe qual é a finalidade. A de fazer com que esses recursos possam se transformar em realidade. Eu convido a oposição nessa Casa para andar com o prefeito João Campos. O prefeito tem vontade política e fez mais do que muitos prefeitos que já passaram”.

A parlamentar pontuou que a oposição não observa as ações da atual gestão municipal, ressaltou a aprovação, na Casa, do projeto autorizando operação de crédito. “O período eleitoral está batendo na porta e a oposição diz que não está enxergando o trabalho competente do prefeito João Campos. Em nenhum momento eu vou chegar a essa tribuna de forma irresponsável para dizer que não precisa ser feito algo em todas as áreas. Ainda precisa ser feito sim, nós temos essa consciência. Há poucas semanas, a maioria dos vereadores deu mais uma importante contribuição nessa Casa para o crescimento social e econômico na nossa cidade, autorizando o prefeito a celebrar uma nova operação de crédito no valor de R$ 200 milhões de reais para a realização de mais de 50 obras de infraestrutura. E alguns vereadores da oposição usaram essa tribuna para espernear, rejeitando o bem-estar das pessoas e a melhoria em várias áreas essenciais. João Campos é um líder íntegro, honesto e com grande capacidade de transformar vidas".

No aparte, o vereador Felipe Alecrim (Novo) salientou que moradores de Cajueiro Seco enfrentam, segundo ele, dificuldades e que as barreiras no Recife necessitam de obras. “No bairro do Cajueiro, as casas estão abandonadas, as pessoas perderam tudo e trabalharam muito para conquistar, com suor do seu esforço, um patrimônio que foi levado pela chuva. E isso não é de hoje não. Nós precisamos ir fazer esse discurso na rua Vasco da Gama onde tem barreira nível 4, onde já houve deslizamento e trazendo risco de morte para aqueles moradores. A gente sabe e conhece os problemas do Recife".

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 17.06.2024