Câmara do Recife celebra Dia Municipal do Quadrilheiro com homenagens

Comemorado anualmente em 27 de junho, o Dia Municipal do Quadrilheiro Junino foi tema de uma reunião solene promovida pela Câmara do Recife nesta quarta-feira (26). O evento, proposto pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), teve como um de seus objetivos homenagear agremiações e personalidades que se destacaram no ciclo junino de 2024 ou ao longo de suas trajetórias. O vereador Doduel Varela (PSD) presidiu a cerimônia.

Almir Fernando é autor da lei nº 17.887/2013, que instituiu o Dia Municipal do Quadrilheiro Junino no calendário oficial do Recife, e da lei 18.461/2018 que reconhece as Quadrilhas Juninas como Patrimônio Artístico e Cultural do Recife. Em seu discurso na tribuna do plenário, o vereador destacou o trabalho social desempenhado pelas quadrilhas, seu impacto na economia da cultura, e defendeu a construção de um quadrilhódromo no Recife para acomodar melhor as apresentações desses grupos.

Outro ponto destacado pelo parlamentar foi a dedicação dos quadrilheiros à expressão da cultura popular. “A maioria dos chamados quadrilheiros são voluntários, que se inserem nos grupos juninos de modo espontâneo, conscientes de que não serão remunerados por absolutamente nada do que se prontificarem a fazer. Aliás, a maioria paga pelo figurino e adereço que usa nas apresentações. Para isso produzem eventos, rifas, organizam um sistema de cotas financeiras mensais, dentre outras ações com o intuito de arrecadar fundos para a montagem de seus espetáculos”.

Na solenidade, foram concedidas placas de homenagem especiais ao coordenador do Concurso de Quadrilhas Juninas do Recife, Albemar Araújo, e às quadrilhas Junina Lumiar, representada por Fábio Andrade, e Origem Nordestina, representada por Cleiton Santos, pelos seus 30 anos de existência.

Também ganharam placas honoríficas as três primeiras colocadas no 20° Concurso Infanto-juvenil da Prefeitura do Recife (Matutinho Dançante, Coração Mirim e Maracabarro, respectivamente) e as campeãs do Festival de Quadrilhas Juninas da TV Globo deste ano (Junina Lumiar, Raio de Sol e Origem Nordestina). As quadrilhas Raízes do Pinho, Junina Fusão, Amigos do Furacão e Quadrilha Junina Boreal Nordestino foram homenageadas por sua distinção no trabalho comunitário.

O evento contou, ainda, com um cortejo de quadrilhas juninas e apresentações musicais das cantoras Cintia Barros, Maria Carmem e da banda Som da Terra. O poeta Antônio Pastik também se apresentou durante a reunião solene.

Na tribuna, Albemar Araújo teceu seus agradecimentos com um cordel que escreveu para a ocasião. “Todo quadrilheiro sabe por que neste espaço se encontra. Mas eu, pobre pesquisador, ainda não me dei por conta, nem sequer estou sabendo se, para mim, a homenagem a conta. Sou um pequeno ser humano que vive a pesquisar, buscando informações em tudo e todo lugar. Por isso, eu estou atônito: por que me homenagear? Agora esse povo, vereador, que dali está nos olhando, com o riso pronto no rosto, atentos e nos escutando – esse povo, sim, merece estar se achando. E Vossa Senhoria também, que tanto tem demonstrado, fazendo para os quadrilheiros este dia tão aloprado: vosmecê, Almir Fernando, merece ser homenageado. Salve a Origem Nordestina, Lumiar e outras mais. Salvem todos os quadrilheiros que enfeitaram os arraiais”.

Além dos parlamentares e de representantes das quadrilhas homenageadas, compuseram a mesa de honra da cerimônia o assessor de artes circenses da Secretaria de Cultura de Pernambuco, André Ramos, a assessora técnica de política cultural da Secretaria de Cultura do Recife, Carmem Lélis, e a coordenadora do Festival de Quadrilhas Juninas da TV Globo, Daniela Matarazzo.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 26.06.2024