Câmara do Recife homenageia empresa Morêdas Comunicação
A reunião solene foi presidida pelo vereador Felipe Alecrim (Novo), que compôs a mesa da reunião com a autora do requerimento; o diretor executivo da Morêdas comunicação, Mário Morêda; o parceiro da empresa, Fernando Adour; e o presidente da Academia Brasileira de Ciências Criminais, Cristiano Carrilho. “É sempre muito bom poder reunir tantos profissionais e amigos numa solenidade que faz uma justa homenagem à trajetória de mais de cinco décadas de uma empresa consolidada no mercado, sendo pioneira, aqui na cidade do Recife, no modelo de publicidade que se propôs a fazer durante todo esse tempo”, disse a vereadora.
Aline Mariano afirmou ter certeza de que, “que se alguém aqui nunca ouviu falar no nome da empresa Morêdas Negócios e Comunicação, certamente visualizou a presença da sua obra-prima que são as mais de 2 mil placas de sinalização indicando a posição de ruas e avenidas nas esquinas da nossa cidade”. A grande missão da Morêdas, disse a parlamentar, nunca foi jogar luz sobre a própria marca, “mas sim garantir que tenhamos um conceito de cidade que se comunica com as pessoas apoiando na indicação da mobilidade urbana e ainda dando a oportunidade de pequenas, médias e grandes empresas fazer a publicidade de suas marcas nas placas que dão vida a toda sinalização”.
A parlamentar destacou o histórico da empresa e disse que era preciso prestar uma homenagem ao seu idealizador, Atalarico Morêda, que faleceu há dois anos deixando para a família a missão de levar adiante a ideia que surgiu em 1969. “Foi ele quem trouxe ao Recife esse conceito de mídia exterior. Foi uma atitude de vanguarda através de um sistema de postes indicadores de vias públicas. Também no fim dos anos 60 a Morêdas começou as suas operações em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife”.
Aline Mariano observou que a Morêdas Comunicação informa os cidadãos nos deslocamentos dentro do perímetro urbano e que presta esse serviço tendo a preocupação de preservar o ambiente da cidade, sem provocar a poluição visual do Recife. “Por isso em 1971, o conceituado artista plástico Jobson Figueiredo se uniu-se à Morêdas e firmou uma parceria que até hoje se mantém firme. Assim, pelas últimas cinco décadas o nome Morêdas se mantém vivo e reconhecido como um grande ícone de mídia exterior”, disse.
A vereadora acrescentou, ainda, que a preocupação com o meio ambiente e essas parcerias que a empresa firmou ao longo dos anos permitiram a Morêdas que se fixasse no mercado publicitário com a missão de não agredir a paisagem urbana e fizeram a diferença durante todos esses anos no conceito da empresa. Ela afirmou que conheceu a empresa em abril. “Tive o privilégio de conhecer toda a genialidade associada à juventude e os conceitos de inovação trazidos à empresa por Mário Morêdas, filho de Alexandra, que é carinhosamente chamado por ela de Mariozinho”.
Ela disse que com a nova gestão, a Morêdas está reafirmando o compromisso de conectar a cidade com a cultura e manter a missão de preservar o meio ambiente e o paisagismo urbano. O projeto Galeria de Rua Jobson Figueiredo tem tornado a cidade uma galeria de arte à céu aberto. São iniciativas que estão levando a cultura por meio da arte à praças públicas em parceria com ONGs como Amor Forte e o Coletivo Portas da Psicologia. “A Morêdas tem apoiado e fortalecido também o projeto de reflorestamento biodiverso do coletivo Refloresta associando cada painel de rua a um plantio de uma árvore anualmente.
Após o discurso, a vereadora Aline Mariano fez a entrega de uma placa à Morêdas Comunicação, que no ato foi representada por Mário Morêda. Em seguida, ele ocupou a tribuna e fez suas colocações. “Agradeço ao meu avô por ter iniciado essa construção, assim como também agradeço aos nossos parceiros e à vereadora Aline Mariano por esta homenagem. A gratidão é o que move o nosso caminhar”, disse.
Ele afirmou que, nessas cinco décadas de existência, a Morêdas Comunicação sempre se preocupou com a democratização da publicidade. “As pequenas empresas, em sua grande maioria, é que são as nossas clientes como pontos comerciais de bairro, armazéns, farmácias”, disse.
Ele observou que a Morêdas preocupa-se não em fazer publicidade, “mas em fazer a diferença na vida das pessoas”, assim como “os nossos parceiros não se preocupam em ganhar dinheiro, mas com a qualidade de vida da sociedade” e com o meio ambiente. A solenidade foi marcada por apresentações musicais da Banda Raiz do Vento. No final, o vereador Felipe Alecrim fez uma análise da reunião e convidou a todos os presentes para acompanharem o Hino da Cidade do Recife.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 11.06.2024.