Câmara entrega Título de Cidadão do Recife ao escritor Marcos Carneiro

Pela sua atuação profissional na vida da cidade, o professor e escritor Severino Marcos de Oliveira Carneiro, 60 anos, mais conhecido como Marcos Carneiro, recebeu o Título de Cidadão do Recife, por iniciativa do vereador Ebinho Florêncio (Rede), em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (19). “Hoje, para mim, é mais um dia de grande emoção e orgulho, que marcará minha trajetória política. Fiz a proposta dessa reunião solene, cheio de profundo sentimento de gratidão a Deus por ter a rica oportunidade de trazer para nosso seio recifense mais um cidadão que já pertence à nossa cidade pelos trabalhos realizados em benefício dos seus habitantes e que hoje será considerado e reconhecido, oficialmente, como um recifense”, disse.

A solenidade, que contou com a presença de familiares a amigos, foi presidida pelo vereador Ronaldo Lopes (PP). Fizeram parte da mesa, além do presidente da solenidade e do autor do requerimento, o homenageado; o coronel Fernando Costa, aviador da Força Aérea Brasileira; a presidente da Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda, Catarina Fernandes de Oliveira Fraga; a presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Palmares e membro fundadora da Academia Palmeirense de Letras, Maria do Socorro Duran; a professora e historiadora Fátima Carneiro, representando a família do homenageado; e o ex-deputado e ex-vereador Wanderson Florêncio.

Ebinho Florêncio disse que “Marcos Carneiro demonstra com ações e atitudes o seu merecimento em se tornar oficialmente Cidadão Recifense. Eu, como representante do povo, sinto-me realizado de estar mais uma vez buscando reconhecimento aos que realmente contribuem para o crescimento da nossa cidade. Senhoras e senhores, saibam que com essa noite de reconhecimento meu currículo ficará mais rico e especial. A partir de agora, oficialmente, registramos nossa homenagem aos senhor Marcos Carneiro, nosso Xepa, através da nossa representatividade e em nome de todos os recifenses, referendado pelo conjunto deste Parlamento, estão sendo agraciados com essa sessão solene”, disse.

No discurso, Ebinho Florêncio leu o perfil biográfico do homenageado. Ele disse que Severino Marcos de Oliveira Carneiro é natural do município de Catende, Zona da Mata Norte de Pernambuco, e é filho de um operário da Usina Catende, Manuel Carneiro Sobrinho; e uma merendeira de escola pública, Maria de Oliveira Carneiro. Dedicado aos estudos, ele possui vasta formação nas áreas de Psicologia, Língua Portuguesa, Literatura e História, tendo realizado diversos cursos de graduação e pós-graduação.

Membro de diversas academias de letras, Marcos Carneiro também atuou na Força Aérea Brasileira, na Área de Saúde, Docência e Comunicação Social (1980-2010); foi gerente de Direitos Sociais e secretário-executivo do Conselho Estadual de Políticas Antidrogas, pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Recife (1998-2000); foi professor da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (Recife-PE), entre outros.

O homenageado também é voluntário no Núcleo Especializado em Dependência Química (NEDEQ) do Hospital das Clínicas da UFPE; diretor do Aeroclube de Caruaru; ex-gerente de Direitos Sociais e secretário-executivo do Conselho Estadual de Políticas Antidrogas (Secretaria de Justiça e Cidadania / DIREJ-Recife-PE); ex-professor do Instituto Federal de Pernambuco. É ativista cultural, com atividades em vários eventos científicos e de Literatura.  Após o discurso, o vereador Ebinho Florêncio fez a entrega do Título de Cidadão do Recife, com a respectiva medalha, a Marcos Carneiro. Assim que fez a entrega, o vereador Ebinho Florêncio anunciou que precisaria se ausentar e foi representado na mesa pela chefe de seu  gabinete, Goreti Santana.

No discurso de agradecimentos pelo Título de Cidadão Recife, o escritor Marcos Carneiro disse que estava emocionado com a homenagem. Ele lembrou de quando veio para o Recife, trazido pela tia Dulce. “Era uma tia-mãe e representa muita solidariedade para mim. Eu vim para ser jogador do Santa Cruz e eu terminei também sendo apresentado aos livros”, disse.

Ele lembrou de diversos fatos de sua história e das inspirações para escrever poemas e letras de música. “É importante sonhar, construindo o bem-estar para todos nós”. Ele expressou gratidão a diversas pessoas que foram importantes em sua história pessoal, sobretudo aos familiares. Ele também falou sobre a felicidade. “A felicidade é fácil de encontrar, é só fazer o bem e sonhar com os outros, ser solidário, não comer o pão sozinho, é dividir. E esse sentimento eu tenho há muito tempo”. Ele também falou da literatura que produz e homenageou os amigos que escrevem. Por fim, ele disse que era uma honra se tornar oficialmente cidadão recifense.

A solenidade contou com vários oradores. Além do vereador Ebinho Florêncio e do homenageado Marcos Carneiro, também subiram à tribuna, para fazer saudações, a senhora Fátima Carneiro; pastor Daniel Agra, presidente da Convenção Internacional das Igrejas Batistas Primitivas; o escritor Lucilo Varejão; e o ex-deputado Wanderson Florêncio. “Ser cidadão do Recife é uma grande responsabilidade. Eu recebi este mesmo Título, recentemente, e este momento deixa uma marca muito forte. Estar lhe homenageando é motivo de orgulho para o vereador Ebinho Florêncio e toda a nossa família. Esta indicação do seu nome foi de coração”, disse o ex-deputado. A senhora Fátima Carneiro, prima do homenageado, entregou um presente a Wanderson Florêncio.

Durante a solenidade, os cantores Rudy Barros e Cesáreo Timóteo fizeram apresentações musicais. No final, o vereador Ronaldo Lopes convidou a todos os presentes para ouvir e acompanhar o Hino da Cidade do Recife, que foi cantado por Rudy Barros.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 19.06.2024