Câmara presta homenagem à AAJUPE em reunião solene

O trabalho beneficente da Associação de Amigos da Justiça de Pernambuco (AAJUPE) ganhou o reconhecimento da Casa de José Mariano nesta terça-feira (4), em uma reunião solene promovida no plenário da Câmara do Recife. O evento, realizado por iniciativa da vereadora Aline Mariano (PSB), prestou homenagem à entidade e à sua presidente, Sandra Paes Barreto. O presidente da Poder Legislativo municipal, vereador Romerinho Jatobá (PSB), conduziu a cerimônia.

Fundada há 44 anos por um grupo de esposas de membros do Poder Judiciário, a AAJUPE nasceu com o nome de Associação das Esposas dos Magistrados do Estado de Pernambuco e se estabeleceu como um eixo local de fomento a eventos e ações beneficentes. Tempos depois, passou a se chamar Associação dos Cônjuges dos Magistrados do Estado de Pernambuco. Neste ano, a instituição foi rebatizada como Associação de Amigos da Justiça de Pernambuco, para ampliar os seus quadros e se adequar a novos anseios sociais.

Em seu discurso de homenagem, Aline Mariano fez um elogio àqueles que se dedicam à filantropia. “Quando escolhemos ser solidários, praticar o sentimento de empatia, todos nós começamos a construir um mundo onde ninguém é deixado para trás. Ninguém pode subestimar o poder que tem esse sentimento coletivo se servir, de se fazer presente nas maiores necessidades. Um sorriso, uma palavra gentil ou um simples gesto podem iluminar a vida de muitas pessoas”, afirmou. “Eu me sinto muito feliz e emocionada por ser proponente de uma homenagem que faz justiça a uma instituição que promove tanta justiça social”.

Após a exibição de um vídeos sobre a AAJUPE, Aline Mariano promoveu a entrega de uma placa honorífica e de um ramalhete de flores a Sandra Paes Barreto. Em seguida, a presidente da Associação ocupou a tribuna do plenário para fazer suas colocações.

Em seu discurso, Paes Barreto teceu agradecimentos às 21 ex-presidentes da AAJUPE e ao apoio de familiares e amigos. O trabalho desempenhado pelos integrantes da Associação também foi um dos destaques do pronunciamento.

“Nossa associação é formada por pessoas incríveis, movidas pelo direito genuíno de fazer o bem. E é com imensa gratidão que recebo esta homenagem em reconhecimento ao meu trabalho, ao da vice-presidente, Amanda Campos, e a o trabalho de toda a mesa diretora à frente da AAJUPE”, afirmou. “Aos meus colegas associados, saibam que cada esforço conjunto, cada projeto realizado, é um tijolo na construção de um futuro melhor. Junto, somos a força que impulsiona essa instituição filantrópica. É uma honra caminhar ao lado de vocês”.

A solenidade foi pontuada por apresentações musicais do cantor e sanfoneiro Cezzinha e convidados. Além de Sandra Paes Barreto, compuseram a mesa de honra do evento o padre Arlindo Laurindo de Matos Júnior, mais conhecido como padre Arlindo – que também se pronunciou na tribuna; o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto; o procurador-geral do Recife, Pedro Pontes; e a vice-presidente da Associação dos Delegados e Delegadas de Polícia de Pernambuco (ADEPPE), Claudia Molina.

Antes de encerrar a reunião, o presidente Romerinho Jatobá congratulou Aline Mariano pela concessão da homenagem. “Eu gostaria de parabenizar a vereadora Aline Mariano por esta iniciativa, por fazer esta reunião hoje homenageando a AAJUPE, na pessoa da sua presidente, doutora Sandra Paes Barreto, e por todo o trabalho desenvolvido na prática do bem social, de ajudar quem mais precisa de maneira filantrópica, sem querer nada em troca”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 04.06.2024