Câmara recebe visita de alunos do EREM Sizenando Silveira
Os estudantes realizaram a visita sob a coordenação do professor de História e da matéria eletiva que tem o nome de Rolê pelo Recife, Diego Ernane. O objetivo dessa matéria é justamente permitir que os jovens da escola possam conhecer os prédios e monumentos da cidade, assim como permitir que eles acessem esses equipamentos públicos.
O vereador Romerinho Jatobá afirmou que aproximar a Câmara da sociedade é uma de suas prerrogativas desde quando assumiu a presidência da Casa. “O meu intuito é aproximar a sociedade da Casa, sobretudo os jovens que vão ser o futuro do nosso país e precisam entender melhor como funciona o Poder Legislativo. Eles precisam conhecer o trabalho dos vereadores para que possam fazer as escolhas certas, a gente precisa ter muita responsabilidade na hora de votar. Tenho certeza que eles sairão daqui muito mais fortalecidos no entendimento da política e no acompanhamento do trabalho de cada legislador e, assim, saberão fazer as escolhas certas e os acompanhamentos devidos”.
Um dos estudantes que participaram da visita e fizeram perguntas foi Carlos Roberto Oliveira Ramos, 15 anos. Ele perguntou ao presidente da Câmara do Recife o que os vereadores podem e devem fazer pela saúde do cidadão recifense. Romerinho Jatobá respondeu que cada parlamentar tem o seu mandato com a prerrogativa de apresentar projetos e requerimentos, mas também podem fiscalizar para exigir o cumprimento do Plano de Saúde municipal. Outra forma de atuação é através da Comissão de Saúde, que analisa as matérias do setor específico de saúde.
A estudante Ana Laura Barbosa, 15 anos, disse que nunca tinha entrado na Casa de José Mariano. “Agora, eu sei que é a casa do povo”, disse ela. Rakelly Evellyn Silva Santos, da mesma idade, não sabia qual era o papel de um parlamentar. Depois das explicações, ela ficou satisfeita. “Agora, eu sei qual é a diferença de um prefeito para um vereador”, disse. João Henrique Bezerra de Mendonça, 16 anos, quis saber sobre o pagamento de impostos. Romerinho Jatobá explicou que o recolhimento permite que se implementem as políticas públicas.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 10.06.2024