Cida Pedrosa defende greve das universidades e institutos federais

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (11), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) defendeu a greve das universidades e institutos federais de todo o Brasil, que teve início ainda em março deste ano. Ao destacar a importância do direito do trabalhador a respeito da realização da greve, a parlamentar reproduziu o posicionamento do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) através de nota oficial divulgada.

De acordo com a vereadora, os professores das universidades e institutos federais do Brasil não recebem aumento salarial desde 2016. “Tivemos um processo de absoluto achatamento de salários de trabalhadoras e trabalhadores e do salário mínimo. A categoria de professores das universidades e dos institutos federais não receberam qualquer aumento salarial durante o governo Temer e o período de Bolsonaro”, comentou. 

A parlamentar defendeu a importância da resolução da greve para que estudantes, professores e funcionários retomem as suas atividades. “Precisamos solucionar essa greve para que a sociedade sofra menos e os estudantes também. Para isso, precisamos de mais habilidade na mesa de negociação. Não podemos começar uma mesa de negociação com zero, pois quando é dessa forma existe um recrudescimento das categorias envolvidas neste processo de construção da luta salarial. A gente precisa entender que educação não é gasto, é investimento e, por isso, o PCdoB é contra esse déficit zero”, disse. 

Segundo Cida Pedrosa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva repassou um aumento de 9% aos professores e técnicos assim que assumiu a cadeira da Presidência da República. “Sem haver greve, numa atitude de reconhecimento da importância da educação e do ensino superior no Brasil. Ontem, Lula esteve com reitores e anunciou o investimento de R$ 5,5 bilhões para ter a extensão das universidades nos interiores. Aqui em Pernambuco, teremos em Sertânia, e isso é muito bom”, pontuou. 

No entanto, Cida Pedrosa chamou a atenção para a centralização da luta. “Não basta a gente estender e criar novas universidades, a gente precisa ter o aumento dos professores, mas não podemos entregar a nossa luta na mão da direita, como está acontecendo. A direita está tomando para si uma luta que nunca foi dela. E também não podemos cair na armadilha dos esquerdistas que estão fazendo algo que aproxima do que a direita está fazendo. A greve é justa, há que se ter parcimônia e tranquilidade para sairmos desse impasse”. 

Restaurante universitário e espaços infantis noturnos – A vereadora Cida Pedrosa voltou a ocupar a tribuna da Câmara nesta terça-feira para debater dois requerimentos de sua autoria que se encontravam na pauta de votação. Nos pedidos, ela indica à Prefeitura duas ações que buscam favorecer a permanência de estudantes universitários em seus cursos: a instalação de um restaurante universitário e de uma rede de espaços infantis noturnos. Os pleitos foram aprovados pelo plenário da Casa.

Por meio do requerimento nº 5493/2024, Pedrosa sugere a “elaboração de estudo e instalação de restaurante universitário no centro do Recife”, onde há grande concentração desse tipo de estabelecimento de ensino. A solicitação, disse ela, partiu da União da Juventude Socialista. “Nós sabemos que um dos maiores motivos do abandono da universidade é a falta de condições de permanência. E dentre as condições de permanência, uma delas é ter o direito à alimentação garantido”.

Já no requerimento nº 5554/2024, a parlamentar pede a “elaboração de estudo e instalação de uma rede municipal de espaços infantis noturnos que atendam crianças com mães, pais ou responsáveis estudantes de ensino superior com objetivo de  promover a permanência em seus cursos”. “A quantidade de mulheres que abandonam a universidade e os estudos de ensino médio porque não têm onde deixar seus filhos é enorme. As creches são diurnas e, na grande maioria das vezes, essas mães trabalham o dia todo. Para estudar, têm que estudar no turno da noite. E onde deixar as crianças?”

Em aparte, o vice-líder do governo municipal na Câmara, vereador Rinaldo Junior (PSB), citou iniciativas e debates propostos pelo seu próprio mandato sobre temas como os espaços infantis noturno. “Eu quero unir forças para que o prefeito João Campos (PSB) tire do papel tudo que Vossa Excelência disse agora”.

Clique aqui ou aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 11.06.2024