Comissão de Educação analisa 18 proposições

A reunião da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife reuniu-se na tarde desta segunda-feira (10), por videoconferência. A presidente do colegiado, vereadora Ana Lúcia (Republicanos) esteve presente junto com a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e o vereador Hélio Guabiraba (PSB).

Foram analisadas 18 proposições, sendo 16 projetos de lei Ordinária, um substitutivo ao PLO aprovado, dois projetos de decreto legislativo, um projeto de lei do Executivo e dois pedidos de vistas a PLOs. 

O PLE aprovado foi o de número 14/2024, que denomina de “Hospital da Criança – Antônio Carlos Figueira” o Hospital localizado no bairro do Caçote, no Município do Recife. 

Já sobre os PLOs, foram aprovados o 378/2021, da vereadora Michele Collins (PP), que adiciona o inciso XVI ao art. 76 da Lei Ordinária nº 14.728, de 8 de março de 1985, que Reformula o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município do Recife; o PLO 128/2024, do vereador Alcides Cardoso (PSDB), que considera Patrimônio Cultural Material do Recife o “The British Country Club”; o PLO 170/2023, do vereador Ebinho Florêncio (Rede), que dispõe sobre a destinação de espaços reservados e adaptados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em estádios e arenas esportivas localizados no município do Recife.

Além destes, também foram aprovados os PLOs 87/2024, do vereador Hélio Guabiraba (PSB), que considera Patrimônio Cultural Imaterial do Recife a “Orquestra Popular do Recife”; o PLO 102/2024, do vereador Rinaldo Junior (PSB), que considera Patrimônio Cultural Imaterial do Recife o Clube Carnavalesco Misto Lenhadores; o PLO 126/2024, da vereadora Elaine Cristina (PSOL), que considera Patrimônio Cultural Imaterial do Recife o “Candomblé”; o PLO 127/2024, do vereador Alcides Cardoso considera Patrimônio Cultural Imaterial do Município do Recife o “Gabinete Português de Leitura de Pernambuco”. 

Também receberam parecer favorável os PLOS 73/2024, de Michele Collins, que dispõe  sobre a obrigatoriedade do Poder Executivo manter atualizadas, em seu site institucional, as informações turísticas sobre o município do Recife; o PLO 13/2024, do vereador Almir Fernando (PSB), que denomina Praça Antônio Laurino Bandeira a Praça a ser inaugurada na Rua Âmbar; o PLO 115/2024, do vereador Chico Kiko (PSB), que denomina “Escola Municipal Cantor Reginaldo Rossi” a próxima escola a ser criada no Município do Recife; o PLO 129/2024, de Alcides Cardoso, que considera Patrimônio Cultural Imaterial do Recife o “Bloco Confete e Serpentina”. 

Os projetos de decreto legislativo aprovados foram: PDL 33/2024, de Michele Collins, que concede a Medalha de Mérito Olegária Mariano à Pastora Siméa Meldrum; o PDL 26/2024, do vereador Tadeu Calheiros (MDB), que concede o Título de Cidadão do Recife a Ailton Coelho de Ataíde Filho.

Um substitutivo ao PLO de número 06/2024, da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que declara Patrimônio Cultural Imaterial do Recife a manifestação cultural “Bumba meu boi” também foi aprovado. 

PLO em destaque: o PLO 170/2023, de Ebinho Florêncio, que dispõe sobre a destinação de espaços reservados e adaptados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em estádios e arenas esportivas localizados no município do Recife. 

Segundo o parlamentar, o projeto é importante por levar em consideração as demandas do TEA a partir da hipersensibilidade sensorial, que faz parte da condição, já que “os sons ficam mais intensos devido aos gritos e a maior agitação da torcida” e fazem com que as pessoas com TEA se assustem. “É importante que os estádios e as arenas esportivas criem um ambiente controlado, mais silencioso e com menos pessoas, em que a pessoa com TEA se sinta segura para a realidade, durante o período do jogo”. 

O artigo segundo da matéria diz que a promoção da inclusão das pessoas com TEA, a garantia da acessibilidade, o estímulo a prática esportiva e de lazer para as pessoas com TEA, o fortalecimento do vínculo de pessoas com TEA com a comunidade e a contribuição para o desenvolvimento das potencialidades das pessoas com TEA fazem parte dos objetivos da proposição. 

 

Link da reunião: https://www.youtube.com/live/0q70yd693pE