Comissões permanentes da Câmara do Recife realizam reuniões
Todas as proposições aprovadas ainda precisam de aprovação do plenário. As comissões da Câmara do Recife, que se reuniram, foram as seguintes: de Educação, Cultura, Turismo e Esportes; de Segurança Cidadã e a Comissão de Finanças e Orçamento. A primeira reunião, de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife, ocorreu na segunda-feira (10), por videoconferência. A presidente, vereadora Ana Lúcia (Republicanos), esteve presente junto com a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e o vereador Hélio Guabiraba (PSB). Foram analisadas 15 proposições, sendo 11 projetos de lei Ordinária, um substitutivo ao PLO aprovado, dois projetos de decreto legislativo, e o PLE 14/2024, que denomina de “Hospital da Criança – Antônio Carlos Figueira” a unidade localizada no bairro do Caçote, no município do Recife.
A Comissão aprovou, também , o PLO 378/2021, da vereadora Michele Collins (PP), que adiciona o inciso XVI ao art. 76 da Lei Ordinária nº 14.728, de 8 de março de 1985, que Reformula o Estatuto dos Funcionários Públicos do Município do Recife; o PLO 128/2024, do vereador Alcides Cardoso (PSDB), que considera Patrimônio Cultural Material do Recife o “The British Country Club”; o PLO 170/2023, do vereador Ebinho Florêncio (Rede), que dispõe sobre a destinação de espaços reservados e adaptados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em estádios e arenas esportivas localizados no município do Recife.
Segurança Cidadã - A segunda reunião ocorrida esta semana foi a da Comissão de Segurança Cidadã, realizada na tarde da terça-feira (11), sob a presidência do vereador Almir Fernando (PSB), com a participação do vereador Zé Neto (PSB). O colegiado analisou e aprovou três projetos de lei Ordinária (PLO).
Entre as matérias aprovadas, o destaque foi o PLO 40/2024, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que obriga as empresas privadas que especifica a realizar palestras sobre violência doméstica para seus funcionários no âmbito do município do Recife. Os outros projetos aprovados foram o PLO 49/2024, de Aline Mariano; e o PLO 104/2024, de Doduel Varela (PSD). Além dos projetos votados, outros dois foram distribuídos para análise dos relatores: foram os PLOs 07/2024 e o 138/2024.
Finanças e Orçamento – Já a Comissão de Finanças e Orçamento reuniu-se na tarde de quinta-feira (13), por videoconferência. Estiveram presentes o presidente do colegiado, vereador Samuel Salazar (MDB), e os vereadores Aderaldo Pinto (PSB), Jairo Brito (PT) e Marco Aurélio Filho (PV).
O PLO aprovado aprovado foi o 61/2024, de autoria de Rinaldo Junior (PSB), que acrescenta dispositivo ao artigo 88, da Lei Municipal nº 14.985, de 29 de julho de 1987, para rescindir o contrato com empresa prestadoras de serviços terceirizados quando houver três atrasos, consecutivos ou não, por semestre, no pagamento dos salários dos empregados fornecidos para Administração Pública Municipal.
Já o PLE 13/2024, também aprovado, dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2025. De acordo com Samuel Salazar, a proposta recebeu 152 emendas, entre aditivas, substitutivas e modificativas, sendo 14 aprovadas. Ele explicou que algumas emendas foram rejeitadas com o argumento de que, por exemplo, o "conteúdo da emenda não é próprio para a LDO", ou por "a emenda se tratar de assunto definido por órgão do Poder Executivo, com competência sobre a temática e responsabilidade sobre cumprimento de metas", ou até mesmo por "erro formal da emenda que prejudica o seu entendimento".
Clique aqui e assista a reunião da Comissão Educação, Cultura, Turismo e Esportes.
Clique aqui e assista a reunião da Comissão de Finanças e Orçamento.
Clique aqui e assista a reunião da Comissão de Segurança Cidadã.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 14.06.2024.