Gonzaga Patriota é cidadão do Recife

A Câmara Municipal concedeu o Título de Cidadão do Recife ao ex-deputado federal Gonzaga Patriota, durante reunião solene na noite desta segunda-feira (17). A iniciativa partiu da Comissão Executiva da Casa, presidida pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB) que disse tratar-se de “um reconhecimento merecido àquele que, com dedicação, integridade e incansável espírito público contribuiu para o desenvolvimento da nossa cidade e de nosso Estado”. A solenidade foi conduzida pelo primeiro-secretário, vereador Eriberto Rafael (PSB) e contou com o plenário repleto de autoridades, parentes e amigos do homenageado.

Luiz Gonzaga Patriota nasceu em Sertânia, no Sertão de Pernambuco, em uma família com 21 filhos. É graduado em Ciências Contábeis, Direito, Administração de Empresas e Jornalismo. Pós-Graduado em Ciência Política, mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo. É doutor em Direito Civil. Ele também é escritor, sendo autor de 43 livros sobre diferentes temas.

O vereador Romerinho Jatobá ressaltou a vida pública do homenageado. “Os seus nove mandatos de deputado federal e um de estadual, sempre foram prestados com total atenção ao Sertão de Pernambuco. Mas ele também sempre olhou para o Recife. Destinou parte das verbas das emendas para entidades filantrópicas da cidade, como o [Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira] Imip, Hospital do Câncer e Fundação Altino Ventura”.

O parlamentar disse que durante a longa carreira como deputado federal, de 1987 até 31 de janeiro de 2023, Gonzaga Patriota foi autor e relator de inúmeros projetos de lei de grande relevância. “Seu trabalho abrange áreas cruciais como educação, saúde, segurança pública, infraestrutura e meio ambiente. Cada uma dessas áreas recebeu sua atenção dedicada, sempre com o objetivo de melhorar a vida das pessoas e promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo”.

Romerinho Jatobá afirmou que a concessão da cidadania recifense a Gonzaga Patriota “é um gesto de gratidão e reconhecimento por sua incansável contribuição ao nosso município. Seu trabalho, sua ética e seu amor pelo povo pernambucano fazem dele um verdadeiro exemplo de cidadania e de serviço público”. Em seguida, o vereador fez a entrega do Título de Cidadão do Recife e a respectiva medalha.

A solenidade contou com apresentações musicais da cantora Cristina Amaral, acompanhada por um sanfoneiro, que executaram o Hino Nacional e a música “Petrolina, Juazeiro”. Um vídeo foi exibido contando a história de vida do homenageado. Logo em seguida, numa quebra de protocolo, o deputado federal Pedro Campos, neste ato representando o prefeito João Campos, ocupou a tribuna da Casa e fez as suas considerações.

Ele disse que “não há um município deste Estado que não tenha a atuação de Gonzaga Patriota como deputado federal e estadual”, e falou da importância da relação construída com a população e com parlamentares. “Que bom ter esse cidadão do Estado inteiro, de todos os municípios, que agora se torna cidadão recifense. Eu tenho muito orgulho de ser seu colega de partido”, destacou. “Eu tenho certeza que você ainda tem muito a contribuir e continuará avançando, trabalhando e vamos estar juntos nesta missão”, disse.

Ao ocupar a tribuna da Casa de José Mariano, o mais novo cidadão do Recife, Gonzaga Patriota lembrou da sua trajetória de 40 anos de vida pública. “Se não fosse a política, nenhum país no mundo, principalmente o Brasil, vivia como vive. No parlamento, a gente tem a oportunidade de fazer muitas coisas, mas não dá para fazer tudo de uma vez”, afirmou.

Ele mencionou ter proposto, na Assembleia Constituinte, a aposentadoria para homens e mulheres do campo, “porque eu nasci no mato, eu cresci no mato e vi o sofrimento do agricultor, que o filho não pode estudar porque precisa trabalhar”. Lembrou, ainda, ter somado esforços para conseguir verba para a construção da primeira etapa da adutora do Rio São Francisco.

Gonzaga Patriota salientou que saúde e educação sempre fizeram parte das suas prioridades no trabalho, inclusive no Recife, onde assegurou o envio de emendas parlamentares para entidades filantrópicas como o Imip, o Hospital do Câncer, a Fundação Altino Ventura, onde, inclusive, disse ter feito a sua cirurgia de catarata. “Tudo o que eu procurei fazer por Pernambuco ainda foi pouco, mas fui um dos poucos deputados que, dentro de três eleições, foi votado em todos os municípios. Isso aconteceu porque eu sempre olhei para todos os lados”, declarou.

A mesa de honra da reunião solene contou, também com a presença da esposa do homenageado, Rocksana Patriota; do deputado estadual Sileno Guedes, presidente do PSB em Pernambuco e do superintendente da Sudene, Danilo Cabral. O presidente da reunião solene, vereador Eriberto Rafael disse que é importante reconhecer trajetórias políticas como a de Gonzaga Patriota, que mostram relevância e dedicação ao trabalho deixando marcas em cada cidade do Estado, ouvindo os cidadãos e cidadãs.

Clique aqui e confira a reunião solene na íntegra.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 17.06.2024